quinta-feira, 16 de julho de 2009

Centro Cultural Márcio Mendonça será inaugurado

Teatro é cultura, e nesta semana dezenas de agentes do fazer teatral do Ceará estarão reunidos em Limoeiro do Norte para o 2º Circuito do Sistema Estadual de Teatro (SET) no Vale do Jaguaribe.
Acontece de 16 a 18 de julho, com debates, oficinas, apresentações de espetáculos e intercâmbio dos grupos cênicos da região jaguaribana. O Circuito é trazido pela Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo e faz parte da programação de inauguração do Centro Cultural Márcio Mendonça.
O Circuito chega a Limoeiro pelo esforço direto do Secretário da Cultura Renato Remígio. Entre suas propostas, a circulação das produções artísticas da região jaguaribana e a formação de platéia para esses espetáculos teatrais. Durante os três dias do evento, serão realizados debates, oficinas e apresentações de espetáculos teatrais. Além de proporcionar um intercambio entre os grupos cênicos e artísticos da região, o evento tem o objetivo de incentivar, tanto os grupos e as produções teatrais já existentes, quanto a criação de novos grupos.
As oficinas serão destinadas a diretores e/ou atores que já tenham experiência no fazer teatral. Mais informações na Secretaria de Cultura, localizada na área administrativa do Centro Cultural Marcio Mendonça.
O 2º Circuito, sediado em Limoeiro, é fruto das ações que preconiza o Sistema Estadual de Teatro (SET), sancionado pela Lei 13.604, de 28 de junho de 2005, tem por objetivo promover a articulação e a troca de experiência entre os teatros existentes no Estado, encaminhar o debate sobre o papel e função dos teatros junto as comunidades, propor formas de provimento de recursos, financiamento e fomento destinados aos equipamentos do Sistema, promover e facilitar contatos dos teatros com entidades nacionais e internacionais.
Acontecem circuitos nas regiões do Litoral Oeste, Vale do Curu, Litoral Leste, Vale do Jaguaribe, Serra da Ibiapaba, Centro-Sul, Vale do Salgado, Cariri, Região Metropolitana de Fortaleza e Sertão Central.
PROGRAMAÇÃO
DIA 16/07, Quinta-feira
LOCAL: CENTRO CULTURAL MÁRCIO MENDONÇA
9:00h – Reunião do Fórum de Cultura e Turismo;
Inicio da Oficina: Teatro Expressionista.
LOCAL: PRAÇA DA ASSUNÇÃO
19:00h - Cortejo de Abertura (Concentração).
LOCAL: CENTRO CULTURAL MÁRCIO MENDONÇA
20:00 – Ato Inaugural do Centro Cultural Márcio Mendonça;
Abertura da Exposição “Márcio Mendonça”;
Espetáculo convidado: Carrossel do Tempo (Russas).
DIA 17/07, Sexta-feira
LOCAL: CENTRO CULTURAL MÁRCIO MENDONÇA
9:00h - Debate de Espetáculos;
Oficina: Teatro Expressionista.
19:00h - Espetáculo Convidado: A Bela Aborrecida (Morada Nova)
Espetáculo da Mostra Inter-regional:
“Consciência” (Santana do Acaraú);
22:00h – Show Musical: Banda K-Zumbá (Russas).
DIA 18/07, Sábado
LOCAL: CENTRO CULTURAL MÁRCIO MENDONÇA
9:00h - Debate de Espetáculos;
Oficina: Teatro Expressionista.
19:00h - Espetáculos da Mostra Inter-regional:
O Imaginário: A Odisséia do Guerreiro Brincante. (Jucá);
Ondas Secas (Quixadá).
Espetáculo convidado: “Patativa Canta no Céu” (Tabuleiro do Norte)
00:00h - Horário “maldito” - Expresso Experimental (Russas)
Mais informações:
Secretaria Municipal da Cultura de Limoeiro do Norte
(88) 3423-1965
Informações:.www.limoeirodonorte.ce.gov.br / Foto: Mário Oliveira

Um comentário:

Valdecy Alves disse...

Peça Teatral: ONDAS SECAS


Um Novo Olhar de Antonio Conselheiro sobre o Sertão


Imagine Antonio Conselheiro renascido num palco, fazendo uma verdadeira análise de todo o sertão e de si mesmo, dentro de uma visão crítica questionadora.... ao mesmo tempo falando numa linguagem embasada na literatura popular, com musicalidade e muitos trocadilhos.

A peça teatral ONDAS SECAS – Um novo olhar de Antônio Conselheiro sobre o Sertão representará a Região Sertões de Quixeramobim no II Circuito SET de Teatro, em Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe. O evento é organizado pelo Sistema Estadual de Teatro (SET), em parceria com a Secretaria da Cultura e Turismo de Limoeiro do Norte. A apresentação marca o início da nova temporada da peça que acontecerá:



No dia 18 de julho, a partir das 20:00h no Centro Cultural Márcio Mendonça, um espaço de referência para as Artes Cênicas na região do Vale do Jaguaribe.



A peça recebeu prêmio de circulação estadual junto à Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, ganhou prêmio de melhor texto no festival de teatro de Acopiara, representou o Nordeste em festival de Teatro em Salvador, esteve em Vitória, no Espírito Santo, além de ser encenada nas seguintes cidades: Fortaleza (Dragão do Mar e IBEU), Caucaia, Aquiraz, Quixeramobim, Crateús, Sobral, Maranguape, Guaramiranga, entre outras.



A platéia conhecerá um Conselheiro Crítico capaz de interpretar a sua história, a história do seu povo, à luz dos movimentos populares e dos surtos messiânicos. COMPAREÇA, CONFIRA E PARTICIPE DO DEBATE LOGO APÓS A PEÇA.



Nesse novo circular pelo Estado do Ceará, o ator Fram Paulo busca manter e fazer evoluir a performance que o consagrou. Tendo na equipe membros do Ponto de Cultura Arte Sobre Rodas e da Cia Engenheiros da Arte, que têm um belíssimo trabalho no Município de Senador Pompeu: o jovem ator Gerlânio Rodrigues, que cuida da iluminação, e Karla Samara, na sonoplastia, atriz e fotógrafa. O autor da peça, Valdecy Alves estará presente para debater com a platéia juntamente com o Fram Paulo e toda a equipe.