domingo, 25 de julho de 2010

‘Abrindo Caminhos’ abre espaço para a população da Cidade Alta debater sobre seus problemas

Há algum tempo entramos na ‘Era da Informação’. Isso é um ponto positivo para a população, já que, para a formação de opinião, é fundamental vermos as coisas de vários pontos de vista. Desde que imparcial, e sem interesses pessoais ou políticos, os meios de comunicação são de fundamental importância para a formação de um cidadão consciente de seus direitos e deveres.
Com a chegada da internet, o ‘bombardeio’ de notícias é imenso, o que fez nascer a vontade de darmos nossa opinião. E a grande rede fez com que a ‘interatividade’ seja a bola da vez, em todos os meios de comunicação, dando voz aos internautas.
Um dos meios que mais abrem as portas para esta interatividade são os blog’s. Esta ferramenta a cada dia vem ganhando mais espaço, como forma de informar através da divulgação da opinião de milhares de pessoas anônimas, que dão seus pontos de vista e abrem um canal de debate sobre diversos assuntos. Mas a interatividade não se restringe à internet.
Abrindo Caminhos
Apesar de o mundo virtual ganhar espaço, os bairros Antônio Holanda de Oliveira e Bom Jesus do Cruzeiro, que juntos formam a popular ‘Cidade Alta’, em Limoeiro do Norte, hoje dispõem de um importante meio de comunicação: o jornal ‘Abrindo Caminhos’.
Com o objetivo de informar e formar a população local acerca de seus direitos e deveres, o jornalzinho estimula os moradores a desenvolverem um senso crítico, através da abertura de um espaço para a publicação de suas opiniões, críticas e elogios.
Isso, além de despertar na população o hábito da leitura, a cada edição distribuída pela comunidade, os responsáveis pelo jornal promovem o plantio de uma árvore, despertando o interesse da população aos problemas do meio ambiente.
“O nosso jornalzinho Abrindo Caminhos é apenas um informativo das notícias do cotidiano da ‘Cidade Alta’. Não pode fazer tudo, porém, não se recusa a fazer o que pode”, declara Nevildo Bessa, um dos idealizadores e diretor do jornal.
A cada edição, o jornalzinho promove o plantio de uma árvore.
O jornalzinho está em seu segundo ano, na edição de número 35. Sua circulação é quinzenal, e com a ajuda de diversas pessoas, tem uma tiragem de 500 exemplares.
Mesmo com a circulação limitada à comunidade, o jornalzinho Abrindo Caminhos também está ligado ao mundo virtual através do blog Abrindo Caminhos, onde se encontra disponível o conteúdo de todas as suas edições.
Maiores informações:
Jornalzinho Abrindo Caminhos
Nevildo Bessa - (88) 9231-8570

Nenhum comentário: