domingo, 30 de novembro de 2008

Blog é destaque no Diário do Nordeste

O jornalista Melquíades Júnior cita nosso blog em uma matéria especial sobre a Internet no Interior do Ceará, no caderno Regional (pág. 3), do Diário do Nordeste, neste domingo (30/11). A matéria trata da revolução na vida sociocultural dos municípios.
A idealização do blog limoeirodonorte.blogspot.com, tem como principal objetivo disponibilizar informações cotidianas e fatos históricos de Limoeiro do Norte, em um só lugar, para que a população limoeirense tenha fácil acesso e conheça um pouco mais da história da qual também faz parte. Veja a reportagem:
Blogs revolucionam vida sociocultural nos municípios
Já diz o ditado: quem não tem cão, caça com gato, mas — quem sabe? — o gato pode ser selvagem e mais valente que leão. No Interior do Ceará, o rádio ainda é o principal veículo de comunicação entre as comunidades. Mas a nova geração, da tecnologia virtual, está de Juazeiro a São Gonçalo do Amarante, de Quixeré a Tauá. Como princípio de Jornalismo Comunitário, internautas cultivam os blogs sobre o município.
E mesmo sem possuir computador, o crescente número de cyber cafés e lan houses aumenta a comunicação dos neo ouvintes. Artistas de público jovem estão apostando na onda do site Myspace para divulgar suas músicas, em detrimento do rádio tradicional.
Um computador, um fone de ouvido, e o servente de pedreiro Josamar Pereira, de Limoeiro do Norte, houve as “paradas musicais” pela internet. É ouvinte, dentre outros, da FM 93, de Fortaleza. E vez por outra trafega pelo Myspace, uma rede social na internet que converge principalmente os trabalhos de artistas musicais, desde os mais internacionalmente conhecidos aos que sonham com isso. Quem digita myspace.com/musicadokhalil encontra algumas canções escritas e compostas pelo músico Khalil Gibran, “de Limoeiro do Norte para o mundo”.
Artista pop-rock, Khalil tem feito contato, por meio da internet, com outros músicos dos mais diversos lugares do Brasil e países como Portugal, Cabo Verde e Filipinas. Enquanto um ouve o trabalho do outro, trocam figurinhas que ajudam na maturação musical. Assim conheceu Carlos Pontual, Billie Brandão e a artista plástica Ana Camelo – produziu a última capa dos Los Hermanos – que ouviu e gostou de suas músicas. “A internet é um meio de comunicação de muitos para muitos. Muito mais do que o rádio ou a TV, é um meio de comunicação realmente democrático. Minha música já foi tocada em rádios de São Paulo, após os radialistas terem ouvido no ‘myspace’”, comenta. O site do Khalil já conta, em poucos meses, com 9.400 acessos. Mas a interatividade comunitária não se resume mais ao ouvinte que telefona para o locutor de rádio.
É o leitor que comenta no blog do conterrâneo. O Cariri é a região do Estado com mais blogueiros, principalmente noticiosos. É o caso do Blog do Juazeiro (blogdojuazeiro.blogspot.com), “a história da capital da fé nordestina criada pelo patriarca Padre Cícero”, abre o site. Agendas de festas, eventos políticos, culturais, o que foi destaque da região nos principais jornais, enquete sobre temas locais relevantes, mural para recados dos internautas e música de qualidade ao fundo — a virtual rádio Chapada do Araripe. O site faz parte da Rede Blogs do Cariri, com blogueiros sobre os mais diversos assuntos. Em alguns casos os blogs chegam antes do rádio. E os radialistas, com microfone na mão e um computador a bordo, lêem as “últimas notícias da cidade”.
Princesa do Vale
Os principais fatos da "Princesa do Vale", Limoeiro do Norte, estão disponibilizados no blog "limoeirodonorte.blogspot.com". A realidade do Interior cearense pode ser conferida em todo o mundo.
Justamente o amor pela terra natal foi o que motivou o jovem Alex Chaves Monteiro, de Limoeiro do Norte, a criar e atualizar o blog “limoeirodonorte.blogspot.com”. Em pouco tempo, pesquisou e reuniu os principais fatos sobre a “Princesa do Vale”. Da história de Dom Aureliano à terrível chacina, há cinco anos, em textos detalhados e sempre com ilustrações.
O empenho mais noticioso pode ser conferido em 'noticiasdovale.com' do radialista Mário Oliveira. O site virou lugar de debate político virtual entre eleitores da região jaguaribana.
E a onda virtual já fez criar a TV Jaguar Web, do radialista Flávio Costa. Com poucos recursos, mas muita criatividade, produz programas jornalísticos e de debate político, exibidos na 'www.tvjaguar.com.br'.
O público alvo de tantas mídias: os milhares de internautas de cada município, tanto usuários dos locais públicos como quem já possui internet em casa, objeto de desejo e cada vez mais fácil acesso para o consumidor. Em um intervalo de cinco anos, aumentou de dois para seis o número de provedores de acesso à internet em Limoeiro do Norte. Mas a competição inter-empresarial ganhou outro concorrente.
A Prefeitura Municipal, com o projeto Limoeiro Digital, tem iniciado a disposição de acesso livre gratuito residencial. Escolas públicas conectadas, com cadastramento virtual dos alunos e monitoramento de câmeras com imagens divulgadas na internet passam a funcionar a partir do próximo ano. A idéia é democratizar cada vez mais o acesso ao mundo.

Nenhum comentário: