segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Padre João Olímpio deixa Limoeiro após 31 anos

Em abril, monsenhor continuará o sacerdócio no distrito de Flores, em Russas, por decisão do bispo Dom José Haring.
“Vá não, Padre João”, fala uma senhora que passa na rua quando mal avista na praça o Monsenhor João Olímpio Castello Branco, já depois de ter corrido a notícia repentina na cidade de que “Padre João vai embora”. Logo ele, pároco de Limoeiro do Norte por 31 anos, nascido em Fortaleza há 70 anos, mas criado nesta cidade desde os oito anos. Em 2009, quando o religioso comemora 45 anos de sacerdócio, recebe e dá aos fiéis a notícia de sua saída da paróquia local.
Poucas coisas são tão postais em Limoeiro do Norte como Rio Jaguaribe, Barragem das Pedrinhas, Catedral, Fafidam, caldo da caridade e a missa de Padre João, que não só casa, batiza e celebra como constrói casas, centros paroquiais e leva a juventude para a igreja. Ficou conhecido, e até criticado, como o padre catequista.
Na manhã deste domingo (11/01), o vigário celebrou sua última missa na condição de pároco de Limoeiro do Norte, município que sedia uma das nove dioceses no Ceará. A celebração aconteceu no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, na comunidade das Populares, que vê a saída do padre sem ver consolidada sua vontade de que ali se chamasse Bairro de Fátima. O santuário foi erguido com recursos obtidos pelo padre junto aos amigos da Alemanha, terra que ele tem como segunda casa, onde, ainda jovem seminarista, ganhou pai, mãe e irmãos de coração.
É para lá que irá nesta segunda-feira (12/01), encontrar familiares e amigos padres, até o dia 28 de março, pois, no início de abril, continuará o sacerdócio no distrito de Flores, município de Russas. Até lá, fica ao cargo do bispo Dom José Haring elevar o local a paróquia, para abrigar o padre. Flores fica a apenas nove quilômetros de Limoeiro. “Eu estarei logo ali”, consola João Olímpio. Mas a transferência do pároco tem mais de dimensão simbólica e histórica. “Ele tem uma profunda identidade com Limoeiro, da mesma forma que os limoeirenses têm com ele”, explica a coordenadora de pastoral Bernadete Gomes Silva.
Padre João Olímpio era adorado pelos fiéis de Limoeiro do Norte. Trabalhos sociais, obras e produção intelectual marcaram sacerdócio.
Obras de orgulho
“Eu vou, mas a obra de Deus fica”, ameniza sua transferência Padre João, que deixou, entre outras obras de seu “orgulho”, o Centro Catequético Dom Bosco, a integração das pastorais sociais atuantes nas comunidades, casas nas comunidades, além das paredes da Catedral de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.
Padre, professor, co-fundador da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam), João Olímpio ficou caracterizado pelo trabalho de educação de base. Escreveu os livros “O Limoeiro da Igreja”, “Trinca Legal”, “Catequese na Voz do Povo”, “Comunga na Vida quem Comunga na Igreja”, “Coroinha bem informado” e “A Igreja de Outro Jeito”.
Entre as décadas de 1960 e 70, o Movimento dos Jovens Limoeirenses (MJL), criado pelo padre, levou a juventude para a igreja, mas principalmente ao conhecimento da Filosofia, da cultura e da História. Fizeram, inclusive, um dos primeiros jornais da região, o “Vale Jovem”. Dele participaram limoeirenses hoje de destaque no círculo cultural, muitos que ainda lamentam a saída do padre-educador. “Padre João também nos ensinou a conviver com as travessias, mas esta, que ele teve que fazer ao ser transferido de Limoeiro, cidade que ele tanto ama e é amado, nós não merecíamos”, afirma o escritor e poeta Gylmar Chaves, ex-integrante do MJL.
Projetos que ficam
Padre João Olímpio sai sem ver alguns projetos concluídos: o centro de evangelização do Santuário de Fátima, quartos para hospedagem dos padres, as 34 casas do mutirão Santa Elisabete, no Bairro Luis Alves de Freitas; a associação dos pequenos agricultores, na localidade de Bixopá são alguns deles.
“Eu saio, mas saio feliz”, resume Monsenhor João Olímpio, que não nega nem discute a sua transferência por vontade de Dom José Haring. Olímpio diz que fará o mesmo trabalho pelos russanos. Então, além das celebrações, pretende fazer trabalhos sociais junto à comunidade. É a fé com obras, de que fala. Para Padre João, não basta oração. “É preciso, como disse o Papa Bento XVI, trabalhar com a palavra, o culto e a caridade, tudo ao mesmo tempo”, conclui.
LONGEVIDADE
45 anos de sacerdócio tem o Monsenhor João Olímpio, 31 dos quais como pároco de Limoeiro do Norte, cidade onde vive desde os oito anos de idade. Era conhecido como o 'padre catequista'.
Intelectuais publicam carta de lamento à saída do padre
A saída do Monsenhor João Olímpio Castello Branco da paróquia de Limoeiro do Norte foi encarada com surpresa não só pelos fiéis como por limoeirenses que já foram alunos e militantes sócioculturais liderados pelo padre. Uma carta aberta foi assinada por Eugênio Leandro (músico), Moacir Maia (jornalista), Carlos Fraga (advogado), Jorge Pieiro (escritor), César Costa (produtor cultural) e Gylmar Chaves (escritor).
Seguem alguns trechos do documento: “Pelos conterrâneos, soubemos do problema da transferência, por nós inesperada, do Monsenhor João Olímpio. Entendemos que falta ainda à nossa Igreja, a que serve Padre João, alcançar essa mesma clareza”.
Pioneirismo
O documento destaca o pioneirismo do padre: “No dia em que Padre João ‘sumir’ de Limoeiro, certamente trará alivio para alguns. Mas a imensa parte de nossos cidadãos, o que dirão, criados que são nos princípios da tolerância, do respeito e da consideração? Bom, dizem o seguinte: que não foram 300, 500 pessoas, mas a comunidade jaguaribana inteira, principalmente Limoeiro, a usufruir dos melhores anos deste senhor (...). Isso quando a guia de Limoeiro estava entregue aos velhos coronéis de plantão. Quando não havia Fome Zero, este senhor já corria o Vale a tentar um mínimo de organização à classe rural”.
A carta finaliza com uma questão: “A dúvida é se não havia outro jeito de se resolver tal impasse, senão na forma de forçá-lo a um exílio fora de seu Limoeiro querido”.
Fonte: Diário do Nordeste / Reportagem e Foto: Melquíades Júnior
Mons. João Olímpio possui um Blog (jolimpio.blogspot.com), além de um perfil no site de relacionamento Orkut, o qual usa como ferramenta para atingir a juventude com os ensinamentos de Cristo.
Leia mais:

Nenhum comentário: