sábado, 13 de dezembro de 2008

Festa de Santa Luzia, em Espinho

Com uma programação que se estendeu entre 09 e 13 de dezembro de 2008, a Festa de Santa Luzia é uma das mais tradicionais festas religiosas do Estado do Ceará.
No dia 13 de setembro, comemorou-se 60 anos da chegada de Santa Luzia a comunidade de Espinho, que se transforma no período alusivo as comemorações a santa padroeira da comunidade, recebendo fiéis de Limoeiro do Norte, e de todo o Vale do Jaguaribe.
A festa de Santa Luzia expressa a religiosidade do povo limoeirense, que todos os anos vai aos milhares assistir à missa na famosa capela, fundada em 1958.
Breve histórico da Igreja de Santa Luzia
O terreno da atual igreja de Santa Luzia, na comunidade do Espinho, foi doado por Maria de Freitas Pitombeira, conhecida por Naía. O dito terreno media 27 braças de largura, por 224 braças de comprimento.
O início de sua construção se deu em 07 de setembro de 1941. Houve uma grande participação das comunidades, além dos homens que carregavam tijolos e barro em padiolas e das mulheres que também contribuíram carregando areia em uru de palha.
A construção foi concluída em setembro de 1948. Luiza Pitombeira, por ser devota de Santa Luzia, fez a doação da imagem.
A benção da capela foi dada por Dom Aureliano Matos, em 13 de setembro de 1948.
Fotos: Melquíades Júnior

Nenhum comentário: