quinta-feira, 19 de março de 2009

Bixopá se alegra pelo Dia de São José

*Trechos de textos de Meton Maia e Silva, ao jornal Diário do Nordeste (16/03/2000 e 28/03/2002)
Após a folia momina, deixamos o sertão jaguaribano bastante molhado. O verde da mata nos deixa a melhor impressão. O tempo, pouco a pouco, se vai transformando e, o homem do campo, cheio de esperanças por um inverno generoso. É indizível sua alegria pelo Dia de São José, 19 de março, patrono de todos os cearenses.
Em Limoeiro do Norte, mas propriamente, na Vila de Bixopá, distrito de igual nome, a festa em louvor ao glorioso São José é uma tradição e, segundo a história, o Pe. Joaquim Rodrigues de Menezes, no seu santo ministério teria dito: "São José, no Jatobá". Faleceu esse ilustre e piedoso filho de Quixeré, a 6 de março de 1890, em Limoeiro do Norte, onde foi sepultado.
O distrito de Bixopá data de 1888. Nesse ano Dom Pedro II nomeou uma comissão para dá seqüência ao açude do Bixopá e a construção da igreja, pois se tratava de um ano escasso, servindo assim para dar emprego a população.
A capela de São José da Vila de Bixopá (antigo Jatobá), em Limoeiro do Norte, foi construída no paroquiato do Pe. Joaquim Rodrigues de Menezes (1888), edificada, portanto, sobre imenso lagedo de onde pode-se deslumbrar belo panorama, sobretudo, em épocas hibernais.
Tudo era difícil naqueles idos, dentro da mata densa, longe da civilização. O único meio de transporte, era a alimária para atingir Jatobá que sofreu também os rigores da seca de 1877, da qual o Pe. Joaquim Rodrigues de Menezes, foi um dos primeiros na salvação de vidas a chegar ao abatimento físico. O distrito e vila de Bixopá, denominação adotada pelo IBGE em 1940, em razão de dualidades de nomos no território nacional, é próprio ao cultivo do milho, feijão, mandioca brava, boa produção de castanha de caju e ao criatório. Está encravado nos limites de Russas e Morada Nova.
Estátua de São José
Igualmente a comunidade de Espinho, que ganhou uma estátua de Santa Luzia, o distrito de Bixopá, único distrito de Limoeiro do Norte e que tem um grande fervor religioso em adoração ao seu padroeiro, ganha um presente.
Uma estátua de São José, confeccionada pelo mesmo artista que confeccionou a imagem de Santa Luzia, com aproximadamente 3,16m, foi levada por um caminhão tipo “muck”, e colocada na Capela do Distrito.
Fotos: Adjacir Cidrão (panorâmica) e Melquíades Júnior (estátua)
Com informações do portal Notícias do Vale

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei das historias!
Hoje estamos felizes, por o Bixopá ter havido chegado a Internete - Pela arena - acrecente isso.

Edilson F. da Costa.
de Bixopá