quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Limoeiro do Norte e Espinho oficializam geminação

Uma delegação do município nordestino de Limoeiro do Norte visitou Espinho de 28 de Janeiro a 2 de Fevereiro, onde, numa sessão solene presidida pelo Presidente da Câmara, José Mota, no dia 30 de Janeiro, ratificou o acordo de geminação recentemente celebrado no Brasil entre as duas autarquias.
A delegação foi constituída pelo prefeito, João Dilmar da Silva – que se fez acompanhar pela mulher, a psiquiatra Célia Costa Lima (Secretária de Saúde do município) –, pela técnica do Centro de Atendimento Psico Social - CAPS, Fátima Barroso, e pelo secretário da Cultura e do Turismo, o escritor Gylmar Chaves.
Consolidada esta cooperação, o autarca limoeirense propôs que, anualmente, três alunos de cada município sejam recebidos por famílias da outra autarquia, ali frequentando escolas congéneres. Por outro lado, anunciou a criação da Casa de Espinho em Limoeiro do Norte e a elevação da comunidade do Espinho, naquele município, a distrito, já no próximo dia 16 de Junho, conferindo ao acto o simbolismo de ser realizao no dia em que se festeja o aniversário da nossa cidade.
Em resposta, o presidente da Câmara de Espinho, José Mota, lamentou que o nosso país ainda não tenha despertado para a importância estratégica da língua portuguesa no mundo, situação em que o Brasil ocupa o expoente máximo, e condenou o facto de ainda haver pessoas que avaliem depreciativamente este tipo de geminações, “que ligam os povos e não personalidades ou instituições”. Antes, a presidente da Assembleia Municipal de Espinho, Profª Drª Graça Guedes, historiou o processo político-administrativo que culminou com a assinatura do protocolo de geminação.
A cerimónia terminou com poemas de Florbela Espanca e Vinícius de Moraes, ditos de forma sentida pela secretária da Saúde de Limoeiro do Norte, Drª Célia Costa Lima.
A intenção foi revisitar Espinho que irá fazer intercâmbio com o Brasil, unindo deste modo laços culturais entre pessoas separadas pela distância, mas reunidas pela língua e pela história. Este intercâmbio e a caracterização entre estas duas cidades irmãs teve início no ano passado, mais precisamente em Agosto, por meio de contatos e visitas entre as entidades dos dois municípios.
No dia 28 houve uma recepção oficial, no Hotel Praiagolge, enquanto o dia 29 ficou marcado por visitas ao Hospital de Espinho e à freguesia de Anta, onde foram recebidos pelo presidente da Junta, Napoleão Guerra, que lhes proporcionou uma visita Centro de Saúde Familiar de Anta, à oficina dos Violinos Capela e à Igreja Matriz de Anta. Durante a tarde, fizeram parte de uma conferência na Universidade Sénior de Espinho.
No dia 30, às 10 horas, foram visitar a Nave Polivalente e o Complexo de Ténis, em Silvalde, bem como o Centro Multimeios. Em seguida deslocaram à Junta de Freguesia de Silvalde para lhes serem oferecidos algumas lembranças, pelo presidente da Junta de Freguesia, Abel Gonçalves. Ao final da tarde e depois de assinado o acordo de geminação na Câmara Municipal, as entidades brasileiras, como também o presidente da Câmara Municipal de Espinho, deslocaram-se até à freguesia de Guetim, para ser recebidos pelo seu presidente, Alfredo Rocha, que agraciou os "nossos irmãos brasileiros" com algumas lembranças.
No dia 31, a comitiva brasileira deslocou-se até à sede da Associação Comerciar de Espinho, onde tiveram uma reunião com empresários do norte. Há noite a recepção foi oferecida pela Junta de Freguesia de Paramos, no salão da Banda União Musical Paramense, seguida de espectáculo pelas colectividades locais. O programa encerrou no dia 1º de fevereiro, com uma visita ao santuário de Fátima.
Informação e Imagens: www.espinho.tv

Nenhum comentário: