quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Márcio Mendonça, sua arte e trajetória

Reconhecido como um dos maiores artistas da Arte Sacra, seus trabalhos não se confinaram às paredes religiosas das igrejas do Ceará.
Márcio Maia Mendonça, pintor e escultor de fama internacional, nasceu em 13 de fevereiro de 1949. Artista cearense, natural de Limoeiro do Norte, "de suas mãos surgiram paisagens, anjos e santos, como um milagre divino".
A foto abaixo mostra Márcio Mendonça, numa das salas da Escola Normal Rural de Limoeiro, em 1969, esculpindo a "Deusa Olímpica", que foi colocada no cruzamento da Av. Dom Aureliano Matos com a Rua Cel. Serafim Chaves, na abertura dos V Jogos Olímpicos Jaguaribanos. (em pé, a quarta pessoa da esquerda para direita)
Em 1980, esculpiu a estátua de Dom Aureliano Matos que, nos dias atuais ocupa o lugar da “Deusa Olímpica”.
Nos anos de 1980/1981, em Limoeiro do Norte, realizou o trabalho de restauração do Altar-Mor da Catedral em estilo barroco, fazendo aplicações de folhas de ouro nos ornados, cornijas, volutas e capitéis das colunas. Durante a execução da obra, chegou a se pronunciar sobre o espírito de conservação que esperava da população:
“Eu gostaria que todo o nosso povo se interessasse mais pela cultura, pelo conhecimento daquilo que foi e que deverá permanecer por toda a vida. Se a Catedral é antiga, antiga ela deverá permanecer, muito embora sempre limpa, zelada, mas conservando seu estilo”.
Ao lado vemos a tela de Nossa Senhora da Conceição, uma de suas mais belas obras, que está exposta no teto da Igreja Catedral de Limoeiro do Norte. A tela, com cerca de dez metros, tem sua assinatura, e foi datada de 1981.
Márcio Mendonça faleceu em 13 de janeiro de 1998, aos 48 anos de idade.
Fotos e Consulta:
A arte em dois mundos
Limoeiro em fotos e fatos
(Maria das Dores Vidal Freitas)
Clique em “Open Publication”, na animação abaixo, para conhecer mais da trajetória de um dos maiores artistas limoeirenses.

Nenhum comentário: