terça-feira, 13 de julho de 2010

Colheita de Ata em Limoeiro do Norte

Agricultores do Ceará estão contentes com a safra da fruta do conde, chamada também de ata. A colheita movimenta o município de Limoeiro do Norte.
Chapada do Apodi, área rural do município de Limoeiro do Norte, há 215 quilômetros de Fortaleza. Na paisagem típica do sertão, há milhares de pés de ata, também conhecida como pinha ou fruta do conde. Na fazenda de 20 hectares do agricultor Daniel Vital, quase 17 mil plantas produzem dez mil quilos por mês. A coloração mostra que a fruta está madura. “O clima foi favorável, com menos chuva, é mais fácil de fazer o manejo de controle de praga e doenças da cultura”, explicou.
Em uma das áreas as árvores ficam sempre carregadas. As plantas adultas chegam a produzir até 50 frutos. Quando termina a colheita de um hectare, começa a de outro.
Daniel investiu em um sistema de irrigação e polinização artificial. “Já são localizadas a fertilização e o monitoramento das áreas para ter uma eficiência de manejo de praga e doenças. É uma série de atividades que, para ter sucesso, está tudo interligado”, completou.
Quase não há desperdício. A fruta, colhida madura, é telada e encaixotada. As caixas de ata vão para os mercados da capital cearense. Os agricultores vendem o quilo da ata por R$ 2,50.
Fonte: Globo Rural e G1.com

Nenhum comentário: