quarta-feira, 21 de maio de 2008

Ceará registra tremor mais forte do ano

Fortaleza sentiu a terra tremer na tarde desta quarta-feira (21). O tremor, que aconteceu por volta das 16h20, foi percebido em diversos pontos da Capital. Moradores de bairros como Centro e Meireles relataram que sentiram o abalo.
O estado do Ceará registrou 837 tremores de terra desde o dia 28 de janeiro deste ano, segundo informações da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O maior deles foi registrado nesta quarta-feira (21/05/08) e sentido em municípios do interior e até em Fortaleza Segundo o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), houve dois abalos que aconteceram em um intervalo de cinco minutos. O primeiro e mais forte atingiu 4,3 graus na escala Richter e o segundo atingiu 3,9 graus.
O epicentro do tremor ocorreu na região de Sobral, Alcântaras e Meruoca.
De acordo com Eduardo Alexandre Menezes, técnico sismológico da UFRN, o número de eventos sísmicos nesta quarta-feira pode elevar o número total de tremores no estado para 900.
"Vamos para a região amanhã [quinta-feira (22)] para fazer uma avaliação da situação", diz Menezes.
“Não temos informações de danos materiais . O que acontece é que com tantos tremores, as coisas vão se agravando. Se já havia rachaduras nas casas, elas aumentam”, afirma ao G1 o chefe do coordenador do laboratório de sismologia da Defesa Civil do Ceará, Francisco das Chagas Brandão.
Segundo Brandão, quando são registrados tremores a população dorme em barracas, lonas e colchões cedidos pelas prefeituras. “Em um dia como hoje, ninguém dorme em casa. Todos vão para as ruas. Em relação ao pânico, é bem menor do que quando os tremores começaram, porque naquela época ninguém entendia o que estava acontecendo. Hoje, a população já se acostumou”, diz.
O chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), Lucas Vieira Barros, afirmou que a região de Sobral registra tremores com freqüência. Segundo ele, existe uma falha geológica ativa naquela região, o que gera o sismo.
Histórico
O tremor mais intenso no estado do Ceará ocorreu em 1980, no município de Pacajus, que registrou 5,3 graus na escala Richter, segundo Menezes.
Em 1991, o distrito de Taperoaba, em Sobral, registrou um tremor de 4,9 na escala, seguido por um tremor em 1988, em Groaíras, que atingiu 4,4 na escala, ainda segundo Menezes.

Nenhum comentário: