sábado, 24 de maio de 2008

Ceará terá primeiro Núcleo de Astrociência

Depois de liderar no ano passado, em número proporcional de participantes de todo o Brasil, a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), o município de Limoeiro do Norte será o primeiro do Estado na instalação do Núcleo de Astrociência (Nace). Serão criados grupos de estudos astronômicos.
A novidade, anunciada oficialmente na última semana, será uma parceria das três esferas do Poder Executivo. O coordenador nacional da OBA, professor João Canalle, visitou Limoeiro do Norte para fazer, pessoalmente, a entrega do telescópio aos jovens medalhistas do município.
Conforme o professor e astrônomo Dermeval Carneiro, coordenador estadual da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), os Núcleos de Astrociência serão instalados onde tem Centro Federal de Ensino Tecnológico. Em Limoeiro, a antiga unidade do Centec, hoje chamada Fatec, será definitivamente federalizada para Cefet. Depois do Nace de Limoeiro, haverá instalação também em Sobral, Quixadá e Juazeiro do Norte.
A intenção é potencializar o atual interesse dos jovens do Interior pela Astronomia, evidência abordada em matéria do Diário do Nordeste no último dia 16. “Se os alunos estão gostando de Astronomia é porque seus professores estão levando mais o assunto para a sala de aula”, conta Dermeval, que também é diretor do planetário instalado em Fortaleza.
Quem confirma essa informação é o professor Edgardo Bessa, coordenador de Ciências da rede pública municipal, para quem a entrega do telescópio para Limoeiro e a instalação do Nace “são conquistas dos professores e dos nossos estudantes. Foi graças à escola pública que o município ganhou essa visibilidade”. Foram premiados 79 estudantes, a maioria participante do Clubinho da Astronomia, que reúne 80 alunos entre nove e 15 anos para estudar Ciências.
Parceria
O Nace de Limoeiro será instalado no Núcleo de Informação Tecnológica (NIT), pertencente à unidade do Cefet no município. Será uma parceria do governo federal, prefeitura municipal e governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitece). E os resultados da última Olimpíada Brasileira de Astronomia devem ser divulgados até o final do mês de junho.
Sobre os riscos de adulteração nos resultados, tendo em vista que são fornecidos pelos próprios municípios participantes, Canalle, assegura que existe um rigoroso trabalho de fiscalização, em que as provas podem ser revisadas pela comissão responsável.
“O município que cair na nossa malha fina pode ter suas escolas excluídas do concurso”, garante. No ano passado, de 15.592 escolas participantes de todo o País apenas 30 foram desclassificadas.
Mais informações:
Secretaria de Educação de Limoeiro do Norte
Rua Coronel Antônio Joaquim - Centro
(88) 3423.1519
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: