segunda-feira, 19 de maio de 2008

Município recebe telescópio computadorizado

A entrega aconteceu no último sábado, 17, no auditório da Fafidam reunindo o prefeito municipal João Dilmar, a secretária adjunta da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) Teresa Lenice Mota; o presidente da comissão de ensino de Astronomia da Sociedade Astronômica Brasileira, Jaime Fernando Villas da Rocha; o Diretor da Fafidam, Hidelbrando dos Santos; o coordenador estadual da Olimpíada Brasileira de Astronomia, Dermeval Carneiro e coordenador nacional da comissão organizadora da OBA, João Batista Canale.
Em um auditório lotado de alunos e professores das escolas municipais o prefeito municipal, João Dilmar, deu boas vindas e agradeceu a presença das autoridades e representantes da Olimpíada Brasileira de Astronomia. Logo após, o professor Edgardo Bessa junto com a professora Zenaide Santiago, fizeram uma exposição das ações da secretaria da Educação, mostrando o modo de envolver os alunos e despertar para o gosto pela Astronomia e as Ciências, como também mostraram o projeto da grande Feira de Ciências realizada todos os anos pelo município.
João Batista Canale, coordenador nacional da OBA, ficou impressionado com o empenho da secretaria de Educação do município na participação na Olimpíada “nós enviamos convite para todos os mais de cinco mil municípios brasileiros e muitos secretários nem abrem o convite, mas aqui em Limoeiro eu fiquei muito satisfeito com a participação dos mais de seis mil alunos foi por isso que o município ganhou este telescópio”destacou. João Batista afirmou ainda, que com o telescópio será possível ver estrelas, cometas, todo o Espaço de pertinho “dar pra ver até a alma da Lua” brincou ele.
Na décima edição da olimpíada, em 2007, Limoeiro do Norte foi o município do Brasil que inscreveu maior número de alunos, com exceção das capitais. O Telescópio Computadorizado de 90 mm da marca Meade foi entregue pelo coordenador nacional da comissão organizadora da OBA, João Batista Canale, pelo presidente da comissão de ensino de Astronomia da Sociedade Astronômica Brasileira, Jaime Fernando Villas da Rocha. A empresa Omnis Lux foi a doadora o aparelho.
O município vai ganhar também um Núcleo de Astrociências, afirmou o astrônomo Dermeval Carneiro, coordenador estadual da Olimpíada, a ser implantado no Núcleo de Informação Tecnológica (NIT), onde será implantado um observatório astronômico com o telescópio. O Núcleo de Astrociências vai procurar melhorar ainda mais a qualidade do ensino de física, matemática, química, biologia e astronomia.
Em 2007, o Ceará ficou em segundo lugar no país em participação na OBA, atrás de São Paulo - Limoeiro do Norte, ficou à frente de Fortaleza. Este ano, o Ceará.

Nenhum comentário: