sexta-feira, 10 de outubro de 2008

“Rio das Onças”: Conheça um pouco da história do Rio Jaguaribe

O Rio Jaguaribe é um rio brasileiro que banha o estado do Ceará.
Jaguaribe (jaguar-y-pê) vem do Tupi-Guarani e significa “Rio das Onças”. No rio Jaguaribe foram construídos dois grandes açudes: o Orós e o Castanhão.
O Rio Jaguaribe tem sua nascente localizada na Serra da Joaninha, município de Tauá-CE e deságua no Oceano Atlântico, mais precisamente na cidade de Aracati-CE, percorrendo uma extensão 633km.
As águas do rio abastecem muitas cidades. Lembrando que a mesma não é a única privilegiada e prejudicada pela sua degradação. E com a ajuda do Açude Orós, deixou de ser o maior Rio Seco do Mundo e passou a ser um rio perenizado.
A seca de 1915 foi a mais cruel que a história do Ceará resguarda, foi marcada por milhares de flagelados a morrer de sede e fome.
Neste mesmo ano o rio, que era o maior rio seco do mundo, secou... Homens, mulheres e crianças se amontoavam nos locais que possuíam linhas férreas, e muitos para fugir cruzavam a pé esses sertões ressequidos minguando a cada passo que davam.
Tão grande foi a ressonância da seca do “15” na história dessa nossa terra, que ela acabou tornando-se obra literária, nas mãos da grande escritora Rachel de Queiroz.
Em 1960, a população ribeirinha do Rio Jaguaribe e de seus afluentes viveram momentos dramáticos, quando por ocorrência de uma grande cheia o Rio Jaguaribe transbordou e provocou o arrombamento parcial do Açude Orós desencadeando uma enchente capaz de inundar o Médio e Baixo Jaguaribe. A notícia logo se espalhou, e as cidades de Russas, Aracati, Itaiçaba, Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Icó e o distrito de Alto Santo, de nome Castanhão, foram evacuadas por forças do exército.
Nessa luta de socorro às vítimas, os helicópteros prestaram inestimáveis serviços a este povo, que insistia em não abandonar suas casas. Sobre toda região soltaram panfletos, que anunciavam a catástrofe, tida como certa.
Precisamente às 10 horas do dia 26 de março de 1960, um terrível estrondo foi ouvido a grande distância. As águas armazenadas no gigantesco açude ultrapassaram o nível da barragem e invadiram toda extensão do Vale do Jaguaribe, destruindo o que encontrava pela frente, levando de roldão povoações, cultivos e criações deixando como rastro, a morte a miséria e o desabrigo, que vitimaram mais de trezentas mil pessoas.
A sua degradação que cresce progressivamente, onde somos autores e vítimas desse atentado, e, em contra ponto a problemática da sua poluição, desmatamento e assoreamento, a criação do Açude Orós que proporcionou a perenização do Rio Jaguaribe - antes o maior rio seco do mundo - o que contribuiu muito para a urbanização e culminando com a construção da barragem do Castanhão, quais os benefícios e malefícios, dando ênfase ao impacto ambiental decorrente dessa obra, o qual se percebeu ser bastante significativo.
Contudo, o conhecimento produzido e as mobilizações realizadas, não foram suficientes para gerar mudanças efetivas que haviam sido previstas.
As águas do Castanhão inundaram Jaguaribara, mas fizeram ressurgir a alguns quilômetros dali a Nova Jaguaribara.
Lá foram realizadas entrevistas com a população e se pôde perceber que além do choque ambiental, houve também um choque cultural para as famílias que tiveram de deixar suas terras para instalar-se em uma cidade nova e desconhecida.
Uma nova História começa a ser narrada pela a soberania das águas.
Fonte: S@beres
Proteger e Conservar: Obrigação de Todos
A Constituição Federal, ao consagrar o Meio Ambiente ecologicamente equilibrado como um direito do cidadão estabelece vínculo entre qualidade ambiental e cidadania. Para garantir a efetividade desse direito, a Carta Magna determina como uma das obrigações do Poder Público a promoção da Educação Ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública.
A proteção e o manejo ordenado da Fauna Silvestre, do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais na busca de sua conservação podem e devem ser feitos pelo governo e a sociedade de forma integrada no sentido de defender o que é de todos: o patrimônio natural do Brasil, bem de uso comum de todos os brasileiros e garantia para as futuras gerações.
Fonte: IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

2 comentários:

Neto da Malhada disse...

Eu acho que o nome de Maior Rio seco do Mundo.Ninguem pode tirá-lo, por que Ele não corre os 12 meses do ano naturalmente, ele é perenizado pelas mãos humana isto geograficamente não lhe tira o nome de Maior Rio Seco do Mundo. Os rios são Perene ou caudaloso geograficamente quando eles são com aguas naturais.

Anônimo disse...

ONCORDO PLENAMENTE Q O JAGUARIBE CONTINUA SENDO O MAIOR RIO SECO DO MUNDO, A INTERFERENCIA HUMANA NÃO MUDA EM NADA ESSE ESTERIÓTIPO DO RIO, SE O SINISTRO ACONTECESSE E OS AÇUDES SECASSEM NÃO VOLTARIA A SER TUDO COMO ANTES?