sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Feira de Ciências das Escolas Públicas Municipais de Limoeiro do Norte

Uma iniciativa da Secretaria Municipal de Limoeiro do Norte, que implantou um projeto de Formação Continuada em Ciências, na rede municipal de ensino, no ano de 2006, tendo entre seus objetivos difundir os conhecimentos científicos por meio do exercício da prática experimental nas aulas se ciências, e elevar o índice de aprendizagem. A atividade experimental pode despertar o interesse dos alunos para busca dos conhecimentos, favorecendo maior participação e aprendizagem no ensino de ciências.
Em 2010, Limoeiro do Norte realiza a 5ª edição da Feira de Ciências, registrando grande participação como as anteriores, com uma evolução significativa na qualidade dos trabalhos desenvolvidos e nos conceitos científicos abordados.
Com esse trabalho, a ciência passou a fazer parte do cotidiano do aluno deixando de ser um mero assunto do livro didático para se transformar em uma ciência viva, capaz de motivar e despertar nos alunos o interesse para um conhecimento científico que outrora não fazia parte de sua vida. Com isso passamos a ter um aluno mais envolvido e um professor mais atento para as questões da ciência e da tecnologia sendo, capazes de tirar do livro didático conceitos reais que antes era apenas informativo.
Arte: Inácio Braúna
Antecedendo a Feira Municipal, aconteceram as Feiras de Ciências nas escolas, com participação de todos os alunos expondo seus trabalhos, nas quais os experimentos das turmas de 4º ao 9º ano foram selecionados para a Feira Municipal. Há uma preocupação em proporcionar a inclusão e garantir a participação de todos os alunos, a partir das feiras nas escolas e oferecer oportunidades iguais para feira municipal.
Em 2006, o ano de implantação do projeto, foram expostos 127 experimentos e os projetos de 17 Núcleos de Ciências, envolvendo 520 alunos; em 2007, a exposição contou com 324 trabalhos e 11 Núcleos de Ciências (939 alunos); em 2008 contamos com 426 experimentos, 17 projetos dos Núcleos de Ciências (1.482 alunos) e em 2009 foram expostos 363 experimentos e 13 Núcleos de Ciências envolvendo 1.245 alunos. Neste ano, registramos a participação de 1.149 alunos em 383 atividades experimentais e 168 alunos dos 14 Núcleos de Ciências juvenil. Destacamos a participação de 05 Núcleos de Ciências Mirim com 40 alunos e 50 alunos da educação infantil, que celebram uma inovação na 5ª edição da feira de ciências. Totalizamos assim, uma participação direta de 1.407 alunos.
Justificativa
A prática experimental desperta a atenção e a curiosidade do aluno favorecendo a construção de conhecimentos científicos mais elaborados, onde o aluno atua como agente construtor.
As Feiras de Ciências por sua vez, vem contribuir diretamente para o desenvolvimento de uma cultura científica que leva alunos e professores a experimentação freqüente, exigindo pesquisa e possibilitando o desenvolvimento de habilidades para a execução de tais atividades.
Assim sendo, o município de Limoeiro do Norte, investe nas feiras de ciências das escolas e realiza em 2010 a 5ª edição da Feira de Ciências das Escolas Públicas Municipais, incentivando a inclusão e a participação de todas as escolas, oportunizando alunos e professores a apresentarem seus trabalhos ao público em geral.
Objetivos
- Estimular a participação das escolas e a promover a valorização dos conhecimentos construídos.
- Difundir e popularizar os conhecimentos científicos e tecnológicos;
- Expor os trabalhos realizados por alunos e professores.
Estatísticas da Feira 2010
- 22 escolas participantes;
- 383 experimentos;
- 14 Núcleos de Ciências;
- 05 Núcleos de Ciências Mirins;
- 40 alunos da Educação Infantil;
- Projeto do SAAE.

Programação
Quarta-feira, 01 de dezembro de 2010 – Abertura da Feira
19h - Praça José Osterne - Realização da noite das estrelas
Profº. Dermeval Carneiro (planetário Rubéns de Azevedo)
02/12 e 03/12 – Exposição na Praça José Osterne
Quinta-feira, 02 de dezembro de 2010
De 7h30 as 11h30/ 15h00 as 17h30
Exposição dos projetos dos núcleos de ciências, experimentos das turmas de 4º ao 6º ano e educação infantil
Sexta-feira, 03 de dezembro de 2010
De 7h30 às 11h30 / 14h00 às 16h30
Exposição dos projetos dos Núcleos de Ciências, experimentos das turmas de 7º ao 9º ano e Educação Infantil
17h - Solenidade de premiação

Nenhum comentário: