quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Limoeiro do Norte e Quixeré acordam sobre divisas

Municípios do Ceará estão fazendo acordos sobre suas divisas territoriais. O próximo passo é a homologação.
Problemas de mais de 70 anos do Distrito de Tomé podem ser resolvidos com o acordo feito, nesta segunda-feira (08/11), entre os prefeitos de Limoeiro do Norte e de Quixeré, João Dilmar da Silva e Raimundo Nonato Guimarães Maia (Pitiúba), respectivamente. Após uma visita em campo, com a presença dos gestores, da Comissão para Criação dos Novos Municípios da Assembleia Legislativa, do Instituto de Pesquisa e Estratégica Econômica do Ceará (Ipece) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Ceará eles confirmaram o acordo conversado, na semana passada, em reunião na Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), onde se debateu os limites territoriais.
Segundo o presidente da Comissão de Criação de Novos Municípios da Assembleia Legislativa, Luiz Carlos Mourão, as pessoas que não eram assistidas por nenhum dos Municípios, agora receberão apoio. "Foi feita uma legalização de status quo. Cada Município vai tomar conta da sua área", afirma o presidente da comissão.
Imagem de satélite da comunidade de Tomé. (Google Earth)
Responsabilidade
O Distrito de Tomé vai ter uma área pertencente à Limoeiro e outra à Quixeré. "Acontecia que, quando precisavam de algo, como atendimento em um posto de saúde, os moradores não sabiam para onde recorrer. Diante do entendimento, os prefeitos se convenceram de que cada um vai se responsabilizar por sua área, com total zelo".
O IBGE, conforme ele, está redigindo a minuta do novo descritor do limite do dois municípios. Informou que a homologação deve ser feita, provavelmente, no dia 16 ou 23 de novembro. "A homologação será feita na mesa diretora da Assembleia com o presidente Domingos Filho".
Fonte: Diário do Nordeste, por Evelane Barros (Subeditora do Regional)

Nenhum comentário: