sábado, 20 de novembro de 2010

Raquel de Queiroz é destaque na Fafidam

Por causa do Ceará, ou melhor, de sua maior escritora, a literatura brasileira foi homenageada com as lembranças a Rachel de Queiroz, durante a semana em que se comemorou o centenário de seu nascimento. Estudantes e professores da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam) trouxeram a autora de "O Quinze" e "Memorial de Maria Moura", dentre outros, destaque na Semana de Letras, com o título "Um alpendre, uma rede e muita história".
Rachel foi texto e pretexto para uma semana intensa de discussões literárias, históricas, de vida. Quando escolheram este período para a Semana de Letras, o propósito de estudantes e professores era, a um só tempo, homenagear a escritora e todos os temas que a sua genialidade literária cerca, além do alpendre e das cercas na fazenda Não Me Deixes, em Quixadá. O evento representou também um momento de integração de universidades.
Prof. Ana Maria Lima faz palestra durante programação.
Houve apresentação de violonistas do Conservatório de Música da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), a "prosa no alpendre" do professor Rafael Sânzio, da Universidade Federal do Ceará (UFC), além de minicursos e oficinas.
A sessão "Cantares na boca da noite" foi destinada à musical local. Na sessão prosa no alpendre, o professor Luciano Pontes (Uece) falou de elementos para um glossário de termos regionais de obras literárias. O cordelista Rouxinol de Rinará e o professor Flávio Saraiva também participaram.
Informações: Diário do Nordeste / Reportagem e Foto: Melquíades Júnior

Um comentário:

Mazé Silva disse...

Olá Alex Chaves!

É com imenso prazer que visito o seu blog mais uma vez e desta, para deixar um cometário merecido, pelo excelente trabalho que vens fazendo frente a este Blog de grande relevância para a cidade de Limoeiro.

Sou limoeirense, estudei no Patronato, mas cursei o Ensino Médio em Fotaleza, curso de Gaduação e de Especialização ligada ao magistéio.

Parabéns por esta importantíssima postagem em comemoração ao Centenário da maior escritora brasileira "Raquel de Queiroz, que sem dúvida nenhuma merece todas as homenagens prestadas aqui em Limoeiro, em Especial na Faculdade (Fafidam), ambiente cultural que não poderia deixar passar sem lembar a vida e a obra dessa grande escritora cearense e brasileira.

Alex, você está de parabéns pelo excelente blog, com postagens excelentes principalmente sobre Limoeiro de uma forma ampla e atualizada.

Um beijo grande de sua conterrânea e administadora do blog Elo Geográfico.

Deixo aqui o link e esteja a vontade pra quando puder deixar o seu comentário, pois será muito bem-vindo!

http://elogeografico.blogspot.com/

Os meus sinceros agradecimentos!

Mazé Silva