terça-feira, 22 de junho de 2010

Juíza questiona carreatas da vitória em Limoeiro do Norte, após os jogos da Seleção Brasileira

Juíza Luciana Teixeira convocou autoridades de Limoeiro do Norte para discutir a insegurança nas carreatas de torcedores. Com a falta de efetivo para uma fiscalização no trânsito, há possibilidade de proibição de carreatas até o fim da Copa.
A seleção brasileira de futebol tem encerrado com vitória os seus últimos jogos da Copa do Mundo, para alegria dos torcedores. O exemplo do futebol lá fora contrasta com a irresponsabilidade e imprudência do trânsito aqui dentro, notadamente no Interior, onde a fiscalização inexiste ou é precária.
Com os acidentes em Limoeiro na noite após o jogo de futebol - um com vítima fatal na última comemoração - a juíza Luciana Teixeira convocou os principais órgãos públicos deste Município para uma reunião nesta terça-feira (22/06) pela manhã, em que se discutirá a regulamentação ou a possível proibição das "carreatas da vitória" no Município.
Não há flagrante de desrespeito ao trânsito mais evidente do que as carreatas que os municípios do Interior realizam após os jogos do Brasil na Copa. Após ingerirem álcool durante o jogo, milhares de motoristas pegam seus veículos em buzinaço e com velocidade pelas principais ruas da cidade. O capô na fronte dos carros vira arquibancada, com várias pessoas sentadas; as janelas do veículo também viram bancos improvisados, para os porta-bandeiras da seleção. As motos conduzem até cinco pessoas, inclusive crianças, que se apertam como podem para seguir na carreata. Ninguém de capacete, porque "incomoda". E as caminhonetes ficam abarrotadas de torcedores, inclusive em cima dos paredões de som - quanto mais alto o volume maior a sensação de onipotência entre os participantes.
Armado o movimento e iniciada a passeata, somente neste domingo (20/06) em Limoeiro do Norte foram registrados pelo menos cinco acidentes. Uma mulher caiu de uma caminhoneta lotada, duas motocicletas chocaram-se em alta velocidade, um pedestre quase foi atropelado, um motociclista atropelou um cavalo e, a caminho da carreata, um jovem embriagado, conduzindo um veículo, atropelou três pessoas sem capacete que montavam numa moto (o Código de Trânsito não permite mais que duas pessoas). Uma jovem morreu a caminho do hospital.
A vítima fatal foi Maria Girliene Alves da Silva, de 23 anos. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Limoeiro, ela e a amiga adolescente M.V.F., de 17 anos, pegavam carona com um motociclista quando foram colhidas por outro veículo em alta velocidade. Girliene foi socorrida para o hospital, mas faleceu em seguida. O motorista José Luzimar Moreira, de 22 anos, que estava bastante embriagado, foi indiciado por homicídio culposo, sem a intenção de matar.
"Essas passeatas surgem do nada, se aglomeram nas ruas. Devido a multidão, não temos condição de autuar. É todo tipo de irregularidade, gente sem capacete, em cima de carros, as pessoas envolvidas pela emoção, gera um grande problema e o departamento não tem muita coisa para fazer não", afirma o capitão Osmar Nogueira de Oliveira, diretor do Departamento Municipal de Trânsito de Limoeiro (Demut).
A juíza Luciana Teixeira convocou Ministério Público, polícias Civil e Militar e Demut para uma reunião nesta terça-feira (22/06) pela manhã, onde se discutirá o que fazer sobre as carreatas pós-jogos da copa. Com a falta de efetivo para uma fiscalização de tantos veículos, existe a possibilidade de se proibir a carreata até o fim da Copa.
O Demut realiza a fiscalização do trânsito principalmente durante o dia, mas, de acordo com o capitão Osmar Nogueira, o efetivo não teria condições suficientes para fiscalizar centenas de veículos ao mesmo tempo durante a carreata. As principais irregularidades constatadas são dirigir alcoolizado, lotação de veículos, com as pessoas penduradas, e motociclistas sem capacete. Na imprudência, até mesmo os pais levam seus filhos no trânsito arriscado e irregular pela ruas.
Mais Informações:
Departamento Municipal de Trânsito (Demut)
Limoeiro do Norte
(88) 3423.2312
Informações: Diário do Nordeste / Reportagem e Foto: Melquíades Júnior

Nenhum comentário: