segunda-feira, 14 de junho de 2010

Limoeiro do Norte no ritmo da Copa do Mundo

Em Limoeiro, as bancas associam as cores das frutas com a decoração verde-amarela para reforçar torcida.
De agora em diante tudo é verde e amarelo. O galpão das frutas, o "bequinho estreito", a avenida, a propaganda comercial, as miçangas no cabelo entrançado das meninas, até o que já era verde ou amarelo antes da competição ganha um novo destaque em Limoeiro do Norte. Em ano de Copa do Mundo, o Interior do Ceará "verdeamarelou-se".
Na quitanda de seu Raimundo Nonato Rodrigues, metade da venda é verde-amarela. No teto do galpão das frutas de Limoeiro, as bandeirolas e bolas decorativas com as duas principais cores da bandeira nacional combinam com as laranjas e os limões da venda, que naturalmente possuem as cores da seleção canarinho.
"Fico aqui até meio-dia, depois só amanhã", adianta seu Nonato o expediente para os dias de jogo da seleção brasileira de futebol. As três filhas do feirante tratam de fazer a decoração de casa. Só almoço e jogo da seleção para reunir a família todinha, em frente à TV.
Em outros casos, é a vizinhança que vai comemorar reunida. Os moradores da Rua Antônio Nogueira, localizada no Bairro Populares, em Limoeiro, já fizeram a arrecadação de porta em porta para garantir a decoração. "Todo mundo já colaborou, e agora a rua ficará toda enfeitada, para comemorar as vitórias da seleção", diz o morador Roque Dmatos.
Quem não acompanha os jogos em casa é porque não curte ou então preferiu um dos bares e praças que vão exibir, com telão, cada minuto em que a bola estiver rolando com jogo da seleção. A cidade de Russas também está enfeitada e animada. Até o asfalto recebeu a bandeira do Brasil.
Nas cidades do Interior, uma "camisa do Brasil" pode variar de R$ 5,00 a R$ 30,00. O momento aquece a venda das lojas de roupas, de eletrodomésticos, e até a feira de frutas, com os vendedores convencendo cliente para "verdeamarelar" até a fruteira da cozinha.
Informações: Diário do Nordeste / Reportagem e Foto: Melquíades Júnior

Nenhum comentário: