domingo, 31 de outubro de 2010

Academia Limoeirense tem 10 anos de história

A Academia Limoeirense de Letras existe há uma década. E em dez anos de atividade, apresentou aos limoeirenses um mundo de escritores, alguns em exercício há algum tempo e outros inéditos. A Fundação Educacional e Cultural Academia Limoeirense de Letras (Funecult) foi fundada em outubro de 2001, com o intuito de realizar atividades de organizações ligadas à arte de um modo geral. É uma entidade civil, sem fins lucrativos.
No estatuto da Academia, foram instituídas duas comendas, como meio de homenagear os escritores limoeirenses. A "Pe. Valdevino Nogueira" deve ser concedida ao cidadão que fizer jus a um prêmio na área de literatura clássica; e a "José Dantas Pinheiro" será conferida aos poetas de literatura popular e personalidades destacadas na área cultural, assim julgados merecedores de tal galardão.
A nova diretoria, eleita em 2009 para o biênio 2009/2011, é composta pelo presidente Francisco Irajá Pinheiro e demais acadêmicos, distribuídos em três conselhos distintos: diretor, fiscal e consultivo. A Academia é formada, ao todo, por 40 membros, entre titulares, efetivos, perpétuos, correspondentes, honorários e sócios beneméritos. As publicações dos acadêmicos são as mais variadas, tratando desde questões de relevância social e historiográfica a poesias e contos. Os lançamentos acontecem geralmente na sede, uma casa antiga, conhecida como o Casarão dos Osternes, família tradicional que teve grande relevância no cenário sócio-político-cultural de Limoeiro do Norte.
Entrega da comenda ao cardeal dom José Freire Falcão, ao lado do presidente da ALL, Irajá Pinheiro e Pe. Pitombeira.
Em seu espaço, a Academia dispõe da Biblioteca Francisco de Andrade Carneiro, inaugurada em novembro de 2004. Desde sua fundação, o acervo é amplamente agraciado por significativo número de doações, em sua maioria, dos próprios membros, mas todo e qualquer cidadão pode doar, bem como dispor do acervo para consulta. A Praça da Poesia é mais um ambiente agradável que o espaço acadêmico agrega, esta inaugurada no dia 14 de março de 2008 (Dia da Poesia).
A ALL desenvolve atividades sócio-culturais não apenas constante, mas significativamente, em que limoeirenses têm seu trabalho reconhecido, bem como o devido prestígio aos demais jaguaribanos que tenham contribuído para a formação da cultura local.
Mais informações:
Academia Limoeirense de Letras (ALL)
Email: academia_limoeirense@yahoo.com.br
(88) 3423.1213
Fonte: Diário do Nordeste, por Milena Bandeira

Nenhum comentário: