domingo, 31 de outubro de 2010

Escritores de Limoeiro perpetuam tradição

Mesmo com dificuldades, escritores de Limoeiro do Norte conseguem publicar suas obras literárias.
O cenário literário do interior do Ceará vem passando por transformações significativas. Existem vários escritores despontando, publicando e provocando uma leitura instigante e repleta de criatividade. As linguagens variam de escritor para escritor ou de livro para livro, mas o importante é que este movimento, inicialmente silencioso, está cada vez mais forte e evidente, trazendo à tona verdadeiros prodígios das letras.
Limoeiro do Norte apresenta uma gama de escritores: poetas, cronistas, contistas, romancistas. Uma cidade que valoriza e reconhece seus talentos, assim confirmado pela existência da Academia Limoeirense de Letras, já há uma década em atividade. Publicações tanto autônomas de poetas e cordelistas e quanto de ganhadores de editais provam, assim, que também se faz literatura nos Municípios deste Ceará, apesar de todas as dificuldades.
Percurso produtivo
O jovem escritor Dércio Braúna, limoeirense atualmente radicado em Jaguaruana, se destaca pelas suas muitas publicações mesmo em tão pouco tempo. Dércio publicou seu primeiro livro em 2005, reunindo poesias na obra "O pensador do jardim dos ossos". A obra, que não teve editora ou amparo financeiro de edital, foi realizado custeado pelo próprio autor, que queria ver seus versos divulgados, revelados ao público, lançados neste espaço de efervescência cultural.
Mas este foi apenas o primeiro de uma lista que já conta com cinco obras, todas apreciadas por outros escritores e pelo público em geral. O jovem escritor se identifica com uma escrita intensa e sofrida, reveladora de toda a sua poesia interior. Ele denota um cuidado sensível a sua língua materna e suas palavras falam ao coração e à alma de quem o lê.
Dércio Braúna, escritor limoeirense residente em Jaguaruana. Ele é um dos novos talentos da literatura que despontam na região do Vale do Jaguaribe.
Na lista de Dércio Braúna, um autor que se define como "um escrevente de coisas ‘sentintes’, um ser que não esquece a infelicidade, de onde nos vem esta necessidade de ir pelo mundo usando de palavras", ainda existe "A selvagem língua do coração das coisas", de 2006, ganhador do II Edital de Incentivo às Artes do Estado do Ceará na categoria de poesia; "Uma nação entre dois mundos", de 2008, resultado de sua pesquisa monográfica da graduação em História pela Fafidam/Uece, financiado por conta própria.
Ainda no mesmo ano, publicou o poético "Metal sem húmus", desta vez pela Editora 7 Letras, que após conferir seu material, interessou-se em divulgá-lo. O mais recente escrito é do ano de 2010, o livro de contos "Como um cão que sonha a noite só", também pela Editora 7 Letras. O poeta, contista e ensaísta participa ainda do projeto KAYA - Revista de Atitudes Literárias, uma publicação eletrônica que se propõe a revelar os talentos jaguaribanos.
Divulgação virtual
Incrementando a lista de escritores da terra, pode ser citado o poeta, ensaísta e historiador Kelson Oliveira, que publicou já, há quatro anos, o livro de poesia "Quando as letras têm a cor do sonho", por meio do Edital de Incentivo às Artes.
O autor comenta a dificuldade de publicar. "Só nos resta os editais, ainda assim, com muita burocracia", desabafa. Em seu blog, expõe seus poemas, ensaia críticas à outros autores, discorre sobre política e literatura e mostra ao público uma escritura delicada, mas tocante, lúdica, porém cortante.
Enfim, uma escrita lírica, que se entranha nas mentes e corações, tamanha sua força poética, como pode-se observar nos versos "Esta página não é página/ É portal de papel/ Não bata para ir além/ Não chame nem se apresente/ Só aceitamos a entrada/ De pessoas pueris".
Duas novas publicações serão lançadas no início de 2011: o estudo antropológico "Os trabalhos de amor e outras mandingas", pela Editora 7 Letras, resultado de sua dissertação de mestrado, e o "Para comover borboletas", pelo I Prêmio Literário do Autor Cearense. Kelson integra, junto ao Dércio, a equipe da revista eletrônica KAYA.
Muitas escritas se descortinam neste ambiente da região jaguaribana de letras e sons, trazendo autores jovens, cheios de energia e empolgados em mostrar que ainda é possível fazer arte, apesar das dificuldades, da lentidão de efetivação dos editais e, ainda, da falta de editoras interessadas em artistas desconhecidos.
Mais informações:
Dércio Braúna -
http://www.derciopoeta.blogspot.com
Kelson Oliveira - http://www.kelsonoliveira.blogspot.com
Fonte: Diário do Nordeste, por Milena Bandeira

Nenhum comentário: