sábado, 9 de outubro de 2010

Limoeiro faz campanha para Doação de Sangue

Para incentivar a doação de sangue, a Loja Maçônica Deus e Harmonia nº 13 em parceria com o Hospital Regional Dr. Deoclécio Lima Verde, realizam neste sábado (09/10) uma grande mobilização pela doação de sangue. Todo o trabalho será desenvolvido pela equipe técnica do HEMOCE (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará). A meta dessa parceria é elevar o número de doadores de sangue no município de Limoeiro do Norte.
É muito importante que ações como essa aconteçam frequentemente para que a sociedade participe desta causa tão nobre. É muito simples doar sangue e, com esse gesto, você ajuda a salvar no mínimo três vidas.
Por este motivo, a campanha recorre à solidariedade da população, solicitando aos que tiverem disponibilidade, que compareçam aos postos de coleta para doar sangue.
Pontos de doações
Dois postos de coletas funcionam das 8h às 16h, sem intervalo para almoço. Uma equipe atende no tradicional Posto do HEMOCE, no Hospital Regional, enquanto outra faz a coleta na sede da Loja Maçônica Deus e Harmonia nº 13, localizada no Bairro Antônio Holanda de Oliveira (Cidade Alta).
Parceria na realização
A integração de instituições não governamentais com setores públicos é algo de novo no município limoeirense, e representa um avanço nas relações entre os seguimentos da sociedade.
Por parte da Maçonaria, esse trabalho é liderado pelo venerável mestre Dr. André, reforçado por todos os membros da entidade, enquanto a Secretaria de Saúde a partir da equipe do secretário de saúde José Wellington Rios, desenvolve o trabalho técnico hospitalar da campanha.
Requisitos para doação
Para ser um doador, é necessário trazer um documento oficial de identidade com foto (original), ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e estar bem de saúde.
Não é necessário estar em jejum. Só deve ser evitada a ingestão de alimentos gordurosos nas 4 horas anteriores à doação, e bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas. Quem estiver com febre, gripe ou resfriado não pode doar temporariamente, assim como grávidas e mulheres no pós-parto.
O doador não pode ter qualquer doença crônica (tais como diabetes, hipertensão...) nem ter colocado piercing ou feito tatuagem no último ano. No caso das mulheres, também não podem estar grávidas ou em período de amamentação.