quinta-feira, 17 de março de 2011

Açude Castanhão deve controlar cheias na região

O Açude Castanhão afeta diretamente o fluxo hídrico nos mananciais do Vale do Jaguaribe, evitando as cheias.
Será às 11 horas desta sexta-feira (18/03) que uma das comportas do Açude Castanhão será aberta para jorrar 100 mil litros de água por segundo. Ontem pela manhã foi realizada, em Limoeiro do Norte, reunião com imprensa e representantes de comitês de bacias para confirmar a abertura de uma comporta, anúncio feito primeiramente na terça-feira, em Fortaleza. A abertura é praticamente um fenômeno sazonal, para quem vê o maior açude do Ceará liberando água recebida das chuvas para manter um equilíbrio de volume e seguir perenizando o Rio Jaguaribe e, assim, os perímetros irrigados.
O diretor de Operações da Cogerh, Ricardo Adeodato, e o gerente da regional de Limoeiro, Almeida Chaves, anunciaram a abertura e apresentaram o Operação Para Controle de Cheias do Vale do Jaguaribe. É nesta região que estão as principais bacias hidrográficas do Ceará, e a existência do Castanhão, visto como um regulador de cheias, afeta diretamente no fluxo hídrico dos mananciais. A reunião local teve o objetivo de informar os radialistas na região, para que possam tranquilizar a população sobre o trabalho de abertura de comportas, que acontece sempre nos meses de chuva.
Na manhã desta quarta-feira (16/03) o Castanhão estava na cota 101,06 metros acima do nível do mar, ou 71,74% de volume armazenado (tem capacidade de 6,7 bilhões de metros cúbicos). A partir de sexta-feira uma só comporta fará a liberação de 100 metros cúbicos por segundo (cada metro cúbico equivale a mil litros de água) para que fique na cota 101.
Significa que, até segunda ordem, o Castanhão deverá manter 4,78 bilhões de metros cúbicos de água em seu reservatório. O aumento ou diminuição da liberação vai depender do volume de água recebido à montante do Rio Jaguaribe e também do Rio Salgado.
Para Almeida Chaves, gerente da Cogerh em Limoeiro, a intenção da reunião para o anúncio é tranquilizar a população de que o controle de águas é realizado de forma permanente, não só para garantir o recurso hídrico como evitar maiores danos com as chuvas. "O Castanhão atua como um regulador de cheias, e por isso é importante controlarmos o que entra e sai do Castanhão", afirmou Ricardo Adeodato.
Informações: Diário do Nordeste / Foto: Adjacir Cidrão

5 comentários:

Paulinho Girao disse...

Água
A poluição, o consumo crescente, o desperdício, a ocupação das nascentes e a construção de novos reservatórios são sinais de alerta quanto à sustentabilidade do nosso planeta em relação ao uso da água. O crescimento urbano desordenado, a industrialização e a falta de saneamento elevaram o consumo e a poluição das águas.
O crescimento econômico tornou-se maior que o cuidado ecológico. O custo do progresso é um desequilíbrio no ambiente e na qualidade da vida. Educação ambiental é fundamental para reaver uma distribuição justa da água e a justiça social. A água é um bem de todos!


Paulo Roberto Girão Lessa

Anônimo disse...

ELEIÇÕES 2012

O povo brasileiro lamenta o nível da política partidária. A corrupção tomou conta dos noticiários e o povo está indignado. Jesus foi trocado por Barrabás. Pilatos lavou as mãos e foi omisso diante da possibilidade de salvar o Salvador da humanidade. Nós não seremos omissos! Iremos responder aos verdadeiros culpados evitando votar em corruptos. Ou fazemos assim, ou seremos a herança impura para as futuras gerações. Quem vota em corrupto está sendo corrupto. Está elegendo um representante à altura de quem votou nele. Não faremos como Pilatos! Seremos justos e buscaremos a verdade mesmo que o preço seja alto. O Brasil necessita de mudanças! A mentalidade de tomar vantagem em tudo não pode prevalecer. Com a consciência tranquila de um bom voto, vamos fiscalizar as contas públicas e saber direitinho para onde vai o dinheiro dos nossos impostos. O preço da liberdade é a eterna vigilância!

Paulo Roberto Girão Lessa

Valdecy Alves disse...

TIVE O PRAZER DEPOIS DE ALGUNS ANOS DE PESQUISA E ESTUDO DE FAZER UM VERDADEIRO ACHADO ARQUEOLÓGICO QUE COM CERTEZA TEM GRANDE IMPORTÂNCIA HISTÓRICA PARA TODO BRASIL - JÁ ENVIE FOTOS E IMAGENS PARA MÍDIA E ESTUDIOSOS - PARTILHO COM VCS ESSE ACHADO QUE É UM VERDADEIRO TESOURO HISTÓRICO DE IMPORTÂNCIA UNIVERSAL: http://valdecyalves.blogspot.com.br/2012/09/anuncio-ao-brasil-e-ao-mundo-um-local.html

Marte Lex disse...

Olá, bom dia
muito boa as mateiras do seu blog, parabéns pelo conteúdo
estou seguindo seu blog, se puder me seguir de volta
http://eternamentedigital.blogspot.com.br/
Obrigado
Att..Rodrigo Marin Ferreira

António Jesus Batalha disse...

Blog encantador,gostei do que vi e li,e desde já lhe dou os parabéns, também agradeço por partilhar o seu saber, se desejar visitar o Peregrino E Servo, ficarei também radiante
e se desejar seguir faça-o de maneira que possa encontrar o seu blog, porque irei seguir também o seu blog.
Deixo os meus cumprimentos, e muita paz.
Sou António Batalha.