quinta-feira, 17 de março de 2011

Açude Castanhão deve controlar cheias na região

O Açude Castanhão afeta diretamente o fluxo hídrico nos mananciais do Vale do Jaguaribe, evitando as cheias.
Será às 11 horas desta sexta-feira (18/03) que uma das comportas do Açude Castanhão será aberta para jorrar 100 mil litros de água por segundo. Ontem pela manhã foi realizada, em Limoeiro do Norte, reunião com imprensa e representantes de comitês de bacias para confirmar a abertura de uma comporta, anúncio feito primeiramente na terça-feira, em Fortaleza. A abertura é praticamente um fenômeno sazonal, para quem vê o maior açude do Ceará liberando água recebida das chuvas para manter um equilíbrio de volume e seguir perenizando o Rio Jaguaribe e, assim, os perímetros irrigados.
O diretor de Operações da Cogerh, Ricardo Adeodato, e o gerente da regional de Limoeiro, Almeida Chaves, anunciaram a abertura e apresentaram o Operação Para Controle de Cheias do Vale do Jaguaribe. É nesta região que estão as principais bacias hidrográficas do Ceará, e a existência do Castanhão, visto como um regulador de cheias, afeta diretamente no fluxo hídrico dos mananciais. A reunião local teve o objetivo de informar os radialistas na região, para que possam tranquilizar a população sobre o trabalho de abertura de comportas, que acontece sempre nos meses de chuva.
Na manhã desta quarta-feira (16/03) o Castanhão estava na cota 101,06 metros acima do nível do mar, ou 71,74% de volume armazenado (tem capacidade de 6,7 bilhões de metros cúbicos). A partir de sexta-feira uma só comporta fará a liberação de 100 metros cúbicos por segundo (cada metro cúbico equivale a mil litros de água) para que fique na cota 101.
Significa que, até segunda ordem, o Castanhão deverá manter 4,78 bilhões de metros cúbicos de água em seu reservatório. O aumento ou diminuição da liberação vai depender do volume de água recebido à montante do Rio Jaguaribe e também do Rio Salgado.
Para Almeida Chaves, gerente da Cogerh em Limoeiro, a intenção da reunião para o anúncio é tranquilizar a população de que o controle de águas é realizado de forma permanente, não só para garantir o recurso hídrico como evitar maiores danos com as chuvas. "O Castanhão atua como um regulador de cheias, e por isso é importante controlarmos o que entra e sai do Castanhão", afirmou Ricardo Adeodato.
Informações: Diário do Nordeste / Foto: Adjacir Cidrão

4 comentários:

Paulinho Girao disse...

Água
A poluição, o consumo crescente, o desperdício, a ocupação das nascentes e a construção de novos reservatórios são sinais de alerta quanto à sustentabilidade do nosso planeta em relação ao uso da água. O crescimento urbano desordenado, a industrialização e a falta de saneamento elevaram o consumo e a poluição das águas.
O crescimento econômico tornou-se maior que o cuidado ecológico. O custo do progresso é um desequilíbrio no ambiente e na qualidade da vida. Educação ambiental é fundamental para reaver uma distribuição justa da água e a justiça social. A água é um bem de todos!


Paulo Roberto Girão Lessa

Anônimo disse...

ELEIÇÕES 2012

O povo brasileiro lamenta o nível da política partidária. A corrupção tomou conta dos noticiários e o povo está indignado. Jesus foi trocado por Barrabás. Pilatos lavou as mãos e foi omisso diante da possibilidade de salvar o Salvador da humanidade. Nós não seremos omissos! Iremos responder aos verdadeiros culpados evitando votar em corruptos. Ou fazemos assim, ou seremos a herança impura para as futuras gerações. Quem vota em corrupto está sendo corrupto. Está elegendo um representante à altura de quem votou nele. Não faremos como Pilatos! Seremos justos e buscaremos a verdade mesmo que o preço seja alto. O Brasil necessita de mudanças! A mentalidade de tomar vantagem em tudo não pode prevalecer. Com a consciência tranquila de um bom voto, vamos fiscalizar as contas públicas e saber direitinho para onde vai o dinheiro dos nossos impostos. O preço da liberdade é a eterna vigilância!

Paulo Roberto Girão Lessa

Delma disse...

Olá, bom dia
muito boa as mateiras do seu blog, parabéns pelo conteúdo
estou seguindo seu blog, se puder me seguir de volta
http://eternamentedigital.blogspot.com.br/
Obrigado
Att..Rodrigo Marin Ferreira

António Je. Batalha disse...

Blog encantador,gostei do que vi e li,e desde já lhe dou os parabéns, também agradeço por partilhar o seu saber, se desejar visitar o Peregrino E Servo, ficarei também radiante
e se desejar seguir faça-o de maneira que possa encontrar o seu blog, porque irei seguir também o seu blog.
Deixo os meus cumprimentos, e muita paz.
Sou António Batalha.