segunda-feira, 9 de junho de 2008

Açude Castanhão

clique na imagem para ampliar
As Bacias Hidrográficas que banham o Estado do Ceará, são formadas pelos Rios Acaraú, Banabuiú, Coreaú, Curu, Jaguaribe, Parnaíba e Salgado. E mais alguns pequenos rios que formam as bacias metropolitana e litoral, como os Rios Cocó e Ceará, por exemplo. Elas juntas cobrem quase a totalidade do território cearense, com uma área de 148.825km².
Ressalte-se aqui a importância do Rio Jaguaribe para o suprimento de água para a população cearense. De fato, as três bacias que têm como tronco este rio, respondem por 53,82% de toda a capacidade de armazenagem de água no Ceará (algo em torno de 9,4 bilhões de metros cúbicos). Segue-se-lhe em importância a bacia do Rio Banabuiú, com capaciade de armazenamento de 2,8 bilhões de metros cúbicos.
Neste contexto merece menção especial o Açude Castanhão (foto), localizado na bacia hidrográfica do Médio Jaguaribe, que com sua capacidade de armazenamento em torno de 6,8 bilhões de metros cúbicos, responde, sozinho, por 39,00% de toda a capacidade de armazenagem de água do Estado.
A construção do açude permitiu aumentar a vazão regularizada do Rio Jaguaribe de 22 para 57 m³/s, e viabilizou a irrigação de 43.000 ha, além de proteger das inundações, pelo efeito de controle das grandes cheias, cerca de 25.000 ha de várzeas irrigáveis e toda a área do Baixo Vale, especialmente as cidades de Tabuleiro do Norte, Limoeiro do Norte, Quixeré, Russas, Jaguaruana, Itaiçaba e Aracati.
Projetado para garantir o abastecimento do Baixo Vale do Jaguaribe, da área de influência do Porto do Pecém e da Região Metropolitana de Fortaleza, mesmo em períodos críticos, o Castanhão potencializa o desenvolvimento de projetos de irrigação, gerando emprego e renda para a população cearense.
Seu pleno funcionamento estabelecerá a pré-condição para o surgimento de um grande pólo agro-industrial e uma melhor distribuição das atividades produtivas e da população cearense. Por outro lado, o Governo do Estado do Ceará garante que os temas sociais, o impacto ambiental e as questões de interesse das comunidades locais estão sendo tratados e as soluções levam em conta o interesse da população diretamente afetada pelo projeto.
Mais informações:
Açude Público Castanhão
Rodovia BR-116, KM 253, município de Alto Santo (CE)
(88) 3411-2999/6404

Nenhum comentário: