sábado, 11 de outubro de 2008

Dilmar continuará projetos estruturantes

Como a maioria dos prefeitos reeleitos no pleito de 5 de outubro, João Dilmar da Silva, gestor reeleito em Limoeiro do Norte, vê na permanência por mais quatro anos a oportunidade de dar continuidade a projetos estruturantes. Confiante na conclusão de projetos com apoio dos governos federal e estadual – alguns já em andamento – afirma que, em 2009, Limoeiro será um grande “canteiro de obras”. Na sexta-feira (10/10), aconteceu a “festa da vitória”, na Praça José Osterne, a partir das 19 horas.
Mesmo assim, o candidato de oposição Paulo Duarte fez denuncia à Justiça Eleitoral e tenta reunir provas de supostos crimes eleitorais para cancelar as eleições deste município.
“Eu estou tranqüilo que fizemos um trabalho sério, e a reeleição foi uma conquista para dar continuidade aos trabalhos. E vem aí o Ronda do Quarteirão em Limoeiro”, afirma Dilmar, segundo o qual estaria assegurado pelo governador Cid Gomes a implantação do programa em alguns municípios do Interior, como Limoeiro, Russas e Morada Nova. Cid e Ciro Gomes são amigos políticos e pessoais de João Dilmar, que vê na “afinidade” com o governador a garantia de projetos. Um deles é a criação do Centro de Especialidades Odontológicas Regional (CEO), que, junto ao atual, possa atender pacientes de outros municípios da região — o prefeito é odontólogo.
Ainda em 2009 serão criados o Instituto Médico Legal (IML); uma nova delegacia de Polícia Civil; e o Centro de Arte e Cultura. Outro projeto que precisa ser concluído é o Limoeiro Digital, programa que pretende cobrir todo o município com sinal para internet sem fio para prédios públicos e residenciais. Algumas áreas do centro já usufruem o serviço gratuito, que por entraves burocráticos funciona aquém do que foi assegurado. Aumento do número de equipes do Programa Saúde da Família (PSF) e criação de uma policlínica regional são algumas das prioridades para a saúde.
“Um dos projetos mais importantes do Interior”, na percepção de João Dilmar da Silva, é o sistema de saneamento básico com instalações iniciadas no município. Patrocinado pelo Ministério das Cidades, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o projeto consumirá R$ 15 milhões até 2010, ano de conclusão.
“O projeto aumentará de 15% para 85% a cobertura de saneamento básico em toda a cidade, zona rural e urbana. É um projeto inédito no Interior, que vai dar mais qualidade de vida”, frisa Dilmar.
Para contrariar a tese de que depois da eleição os prefeitos atrasam os salários dos servidores, “enxugando” a folha salarial para cobrir “excessos” pró-eleição, o prefeito de Limoeiro do Norte assegura que os salários dos servidores estão em dia, “inclusive o 13º parcelado nos próximos meses”.
A votação passou, mas o assunto sobre eleições ainda perdura até que se esgotem provas e recursos para anular candidaturas e, consequentemente, posse dos eleitos. A juíza eleitoral de Limoeiro do Norte, Luciana Teixeira, confirmou que, mesmo após o pleito de 5 de outubro, muitas denúncias ainda estariam tramitando.
O candidato Paulo Duarte (PSDB), que ficou em segundo lugar, entrou com denúncias à Justiça Eleitoral para cancelar as eleições em Limoeiro. “Houve abuso do poder econômico, foram distribuídas várias camisas com o número do candidato no dia de votação, houve claramente crime eleitoral e estamos reunindo provas e testemunhas que confessam ter vendido voto”, afirmou Lima Garcia, um dos coordenadores da campanha do candidato.
Mais informações:
Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte - (88) 3423.4352
Fórum Eleitoral - (88) 3423.4262
Fonte: Diário do Nordeste / Foto: Neysla Rocha (19/11/2007).
Leia mais:

Nenhum comentário: