sábado, 24 de outubro de 2009

Justiça absorve Sargento acusado de intermediar morte do radialista Nicanor Linhares

O sargento do exército foi o primeiro dos acusados a ser absolvido. Francisco Edésio de Almeida é acusado de ter intermediado a contratação de pistoleiros para assassinar o radialista Nicanor Linhares Batista, em Junho de 2003.
A Justiça absolveu, na noite desta sexta-feira (23/10), o réu Francisco Edésio de Almeida, acusado de envolvimento na morte do radialista Nicanor Linhares, em Limoeiro do Norte, em junho de 2003.
O Júri, que começou pela manhã desta sexta-feira, na 1ª Vara do Fórum Clóvis Beviláqua, terminou somente por volta das 22 horas, quando o juiz da Primeira Vara do Júri, Francisco Mauro Liberato, anunciou a decisão dos jurados. O Ministério Público (MP) deverá recorrer contra a absolvição do réu. Seis pessoas já se encontram presas, sendo acusadas de ter participação no crime.
Multidão lota ginásio em Limoeiro do Norte durante o velório do radialista Nicanor Linhares Batista, em 2003.
O momento mais tenso no Tribunal ocorreu durante o período da manhã, quando a defesa do réu chegou a discutir com uma das testemunhas de acusação, o ex-deputado estadual e ex-delegado da Polícia Federal, Paulo Duarte.
De acordo com o Ministério Público Federal, o assassinato do radialista aconteceu por causa de desavenças entre o comunicador e um desembargador do Tribunal Regional da 5ª Região, José Maria de Oliveira Lucena, devido a críticas feitas contra a prefeita do município e esposa de Lucena, Maria Arivan Lucena. Ambos teriam sido os mandantes do crime, segundo denúncia da procuradora da República, Cláudia Sampaio Marques, registrada em março deste ano. O filho da vítima, Kennedy Linhares, informou ao Jangadeiro Online que o desembargador e a prefeita devem ser julgados no próximo ano.
Executado
Nicanor foi morto com onze tiros, sendo três na cabeça. Dois homens encapuzados e armados teriam invadido o estúdio da Rádio Vale Jaguaribe, na noite 30 de junho de 2003, durante a gravação do programa “Encontro Político”, que ia ao ar diariamente na citada emissora. O radialista chegou inclusive a tentar trancar a porta do estúdio, mas os bandidos conseguiram arrombá-la.
Outros envolvidos no crime, identificados como o pistoleiro Cássio Santana de Sousa, Lidenor de Jesus Moura Júnior e Francisco José de Oliveira Maia já foram julgados e condenados. Outras cinco pessoas serão julgadas. Entre elas, a ex-prefeita do município de Limoeiro do Norte, Arivan Lucena, e o marido dela, o desembargador federal José Maria Lucena. Os dois são acusados de serem os mandantes do crime de pistolagem.
Informações: Jangadeiro Online, Diário do Nordeste e OPOVO Online

Nenhum comentário: