quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Virada de mesa tira Limoeiro FC da Primeira Divisão do futebol cearense em 2010

Tapetão que salvou o Jaguar do Vale do rebaixamento em 2008, agora tira sua vaga na Primeira Divisão em 2010, pelo mesmo "pecado".
Em julgamento realizado nesta terça-feira (06/10), a 2ª Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (TJDF) decidiu, por 3 votos a 1, pela punição a Limoeiro Futebol Clube, Guarani de Juazeiro e Maracanã, de Maracanaú, pela utilização de atletas de forma irregular na 2ª Divisão deste ano, ocasionando uma reviravolta na disputa do Campeonato Cearense da Primeira Divisão em 2010. As equipes terminaram entre o segundo e o quarto lugar na competição, respectivamente.
Segundo acusação promovida por Unicinic e Tiradentes, os jogadores Paulo Róbson, do Guarani, Bruno Domingos de Souza, do Limoeiro, e Paulo Roberto, do Maracanã, atuaram sem a correta regularização em quatro, nove e 11 jogos, respectivamente.
Conforme punição no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), os times perderam o dobro de pontos em caso de vitória por partida disputada pelos atletas. Ou seja, 24 o Guarani, 54 o Limoeiro e 66 o Maracanã. E com isso acabaram superados por Uniclinic e Tiradentes, que terminaram em quinto e sexto na fase final e agora estão na Primeira Divisão.
Domingo, dia 07/06/2009. Limoeiro 2x2 Uniclinic. Na foto, o time que entrou em campo na emocionante partida que garantiu o retorno do Limoeiro FC à elite do futebol cearense, contra o Uniclinic com o estádio Bandeirão lotado.
Limoeiro Futebol Clube, campeão, e Guarani de Juazeiro eram os classificados ao lado do Crato. Uniclinic e Tiradentes foram defendidos na ação pelos advogados Dênnis Luiz e Fernando Comaru, enquanto Irazer Gadelha defendeu o Maracanã, Clarke Leitão o Guarani e Edson Mourão o Limoeiro.
A tentativa dos clubes punidos era a de alegar a prescrição da denúncia. Os clubes punidos devem recorrer ao Pleno do TJDF até o fim desta semana. O POVO tentou ouvir a opinião da Federação Cearense de Futebol (FCF), através do vice-presidente Mauro Carmélio, mas ele não atendeu aos telefonemas. (OPOVO.com.br)
Charge
As sugestões para novas charges podem ser enviadas para o e-mail:
limoeiroblog@hotmail.com
Como é que pode?
De acordo com Vanor Cruz, proprietário do Uniclinic, a irregularide denunciada é a utilização de jogadores só regularizados pelo BID depois do prazo estipulado pela Federação Cearense de Futebol (FCF). "O prazo da Federação era 15 de abril. Tem jogador que foi regularizado depois e disputou jogos", revela o dirigente.
Após escapar do rebaixamento para a terceira divisão, devido a perca de pontos de Barbalha e Itapajé, por relacionarem jogadores irregulares, o Limoeiro Futebol Clube vê sua ascensão à Primeira Divisão em 2010 escapar de suas mãos pelo mesmo motivo.
Qual explicação para isso? De quem seria a responsabilidade para liberar, ou não, os atletas para serem relacionados para o jogo? Onde fica todo o trabalho realizado e empenho, dos jogadores e comissão técnica, por esta conquista? E a torcida limoeirense?

Nenhum comentário: