terça-feira, 1 de junho de 2010

8º Festival de Sanfoneiros consolida sucesso

Em três dias de disputa, o Festival de Sanfoneiros de Limoeiro do Norte continua descobrindo talentos.
Tão universal quanto o sertão, a sanfona brilhou e reluziu no suor da testa de aficionados pelo instrumento e pela música, reunidos na oitava edição do Festival de Sanfoneiros de Limoeiro do Norte. No chão da praça, milhares de ouvidos atentos; no palco, várias idades e todos os sentidos voltados para dominar (ou ser dominado) com maestria o acordeon, com dedilhados e afago de fole que, na apresentação, era o primeiro pulmão do sanfoneiro. Participando pela primeira vez, um dos principais do gênero no Nordeste, Nonato Lima, um jovem de 19 anos que, de tão humilde, nunca nem possuiu uma sanfona, foi o vencedor da competição considerada de alto nível e se tornou vitrine e mola propulsora para quem quer seguir no dom musical.
Em três dias, a começar pelas manhãs, o Centro de Limoeiro, enquanto recebia gente de vários municípios da região jaguaribana, era ritmado pelos sons de dezenas de sanfonas, os acordeons. Tinha do prodígio sanfoneiro instrumentista de oito anos ao sanfoneiro que já passou dos 60. Na Praça da Coluna da Hora, além dos passantes para as barbearias, as barracas da feira livre e a infinidade de serviços prestados no "bequinho estreito", havia forró, mas no tempo corrido o mais que valia era parar, olhar um instante e depois seguir para o trabalho batendo a mão no peito como quem é o próprio zabumbeiro que acompanha a sanfona.
De dia, as palestras, as aulas de formação musical e os relatos na "Conversa de Sanfoneiro" davam o tom de seriedade do evento, um dos principais do Nordeste e, segundo o diretor Júlio César, "o que dá a melhor premiação" - R$ 10 mil para o primeiro colocado, de um total de R$ 20 mil para os melhores. De noite, os competidores e as apresentações especiais, como a Camerata Cearense Popular, regida pelo maestro Alfredo Barros. "Isso é muito lindo, tô emocionada", comentou a aposentada Elvira dos Santos.
O vencedor deste ano foi o jovem de 19 anos, Nonato Lima. Com o dinheiro, vai comprar a primeira sanfona.
É com o cheque que só se dá ao vencedor que vai "dar entrada" na primeira sanfona o jovem Nonato Lima, de 19 anos, e até então só conhecido como filho de Francimar do Acordeon, que não é desconhecido porque já tocou na banda Brasas do Forró. Nonato começou a tocar com os olhos e ouvidos, observando o pai tocar as músicas de Sivuca, Dominguinhos e Chico Justino, este o sanfoneiro cearense que foi a maior inspiração do jovem músico. Enquanto os jurados, entre músicos, cantores e maestros, comentavam entre si a dificuldade de votação, dado o alto nível de qualidade dos competidores, Nonato só definia na primeira entrevista da vida que "estou muito feliz", nada mais completo para quem na primeira competição tirou o primeiro lugar.
"É o autêntico nordestino: é humilde, enfrenta tudo e todos, vai lá na frente e vence", afirma Daniel Salomão, 'amigo e fã'. A segunda colocação veio para Jeanice de Sousa, a ´Nicinha do Acordeon´, de Sobral, única mulher na disputa. Pela terceira vez participando do festival, esta foi a derradeira edição da sanfoneira, que vê o festival como uma verdadeira vitrine. "Amadureci muito nos últimos anos", comenta ela, que ainda diz ter conhecido o amor de sua vida na competição anterior, em 2008: Ocivan Moura, o Vanin do Acordeon, de Maranguape. Hoje estão casados e o rapaz conquistou o quarto lugar este ano, logo após o sanfoneiro Jorge Levi, também de Maranguape, que ficou com terceiro lugar.
O Festival foi criado em 1968, no programa de rádio Vesperal do Volante, na Rádio Educadora Jaguaribana, pelo radialista Luiz Gonzaga de Freitas, como oportunidade para revelação do talento pelos sanfoneiros. A mostra competitiva foi retomada em 2006, após 38 anos. É realizado pelo Instituto Brasil de Dentro.
Vitória
"Eu estou muito feliz. Com o prêmio, vou poder dar entrada na minha primeira sanfona".
Nonato Lima - Sanfoneiro e ganhador do Festival de Limoeiro do Norte.
Mais informações:
Festival de Sanfoneiros de Limoeiro do Norte
Instituto Brasil de Dentro
(88) 3423.2267/3242
Informações: Diário do Nordeste / Reportagem e Foto: Melquíades Júnior

Um comentário:

Valdecy Alves disse...

Vejam matéria e fotos sobre a luta dos professores de Itapajé, em estado de greve, parando meio expediente, pela implementação do piso, por uma carreira justa, por valorização. A exemplo de todos os professores do Brasil. Mande e-mail apóiem a luta dos educadores, pois apoiar professor é apoiar a qualidade de educação no Brasil.