sábado, 26 de julho de 2008

Conversa de Sanfoneiro, com Adelson Viana

A oficina realizada ontem à tarde, 25/07, no auditório do Núcleo de Informação Tecnológica – NIT, teve a participação do público em geral e de alguns concorrentes do VII Festival de Sanfoneiros.
Adelson Viana é acordeonista, tecladista, compositor, arranjador e produtor musical. Iniciou na arte aos 12 anos de idade, tendo como primeiro instrumento o acordeon, e como mestre o seu pai José Viana. Passou um longo período tocando em bailes e posteriormente começou a trabalhar em estúdios de gravação, shows, jingles e trilhas sonoras. Como instrumentista o músico atua ao lado do renomado cantor cearense Raimundo Fagner, onde faz a direção musical, tendo se apresentado também ao lado de Zeca Baleiro, Dominguinhos, Lenine, Naná Vasconcelos, Paulo Moura, Fausto Nilo, Kátia Freitas, Manassés, dentre outros artistas.
O show de Adelson Viana tem um caráter acústico e passeia pela sonoridade brasileira através do choro, do xote, do baião e até mesmo do frevo, favorecendo a riqueza de timbres e de possibilidades da sanfona nordestina universal.
Conversa de Sanfoneiro
Adelson interagiu com os participantes em um bate-papo descontraído e bem humorado. Falou da origem do instrumento desde sua criação na China, até a Itália, onde sofreu modificações para ficar com a estrutura atual que conhecemos.
Ele executou algumas músicas, dentre elas, uma das duas músicas que ele gravou no DVD “Sanfona Brasileira”, produzido por Marcos Farias e Rodolfo Forte, intitulada de “A Freud Touch”, composição de um francês. Mostrou também uma composição própria, intitulada de "Disfarçado", entre outras.
Entre músicas brasileiras e estrangeiras, a tão conhecida “Asa Branca” se destacou, quando o garoto Vinícius, limoeirense de 7 anos, subiu ao palco e, junto com Adelson Viana, emocionaram o público presente com a melodia marcante da música do mestre Luiz Gonzaga.
Vinícius surpreendeu com seu talento e desenvoltura, com o instrumento e com as palavras.
Curioso como toda criança, perguntou a Adelson se seria verdade que o mesmo não gostava de tocar sanfona, quando começou aos 12 anos de idade. Como resposta Adelson confirmou, dizendo que só queria saber de jogar bola.
Um momento memorável que vale o registro, e o conhecimento de todos.
Foto: Alex Chaves Monteiro

4 comentários:

Unknown disse...

Que matéria bonita!
Parabéns!

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Aline, vou para Limoeiro fazer o concurso do TRT, mas estou com problemas de hospedagem, e transporte. Será que vc pode me ajudar, ou outra pessoa se puder.
Gostaria de saber sobre hospedagem, e transporte do triângulo do limoeiro para a cidade de limoeiro.
Agradeço d+ se puder me ajudar....meu e-mail é alineholandavf@yahoo.com.br

Limoeiro do Norte disse...

Olá Aline,

Sobre as vagas na rede hoteleira neste período na cidade, existem muitas opções de hospedagem para visitantes, mas segundo informações que tenho, todas as vagas em todos os hotéis já estariam reservadas para este período.

O ideal seria você entrar em contato diretamente com os hotéis e posadas afim de confirmar a informação.

Veja abaixo alguns contatos:

Vip Hotel: (88) 3423-6060;
Hotel e Pousada Bezerra: (88) 3423-5361 / 3423-2151;
Classic Hotel: (88) 3423-3144;
Hotel São Luiz: (88) 3423-1991 / 3423-1687;
entre outros...

Para vir pra cá, você pode pegar um ônibus em Fortaleza, da empresa Rápido Limoeiro.

Ela tem linha em vários horários, e a passagem custa entre R$ 18,00 e R$ 20,00.

Sem mais, agradeço pelo acesso ao blog, e espero ter ajudado de alguma forma.

Estou a disposição.

Anônimo disse...

OLA PESSOAL,

Sou cearense, cabra da peste, de Camocim, mas moro atualmente no RJ... Tenho um grande sonho em tocar sanfona e quem sabe ate um dia me apresentar ai... PARABENS A TODOS QUE TOCAM. Mas gostaria de uma dica, como começar? posso comprar uma pequena, sou zero zero de musica? onde encontro, existe algum site, ja procurei aqui no Rio de Janeiro e nao encontrei...por favor, me de umas dicas de como começar, que tipo de sanfona e onde posso comprar?

grato,

INACIO.

inaciofcf@gmail.com
fone: 21 - 8374-2350