quarta-feira, 23 de julho de 2008

Limoeiro do Norte: Eleitorado apto a votar

40.611 é o número do eleitorado apto a votar em Limoeiro do Norte para as Eleições desse ano, segundo informações no site do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará.
Um aumento de 4,83% em relação às eleições de 2006, quando Limoeiro tinha 38.739 eleitores aptos.
No mesmo ano de 2006, o comparecimento dos eleitores às urnas foi de 32.236 (83,21%), enquanto a abstenção foi de 6.503 (16,79%).
*Dados computados em 01/10/2006 pelo TRE.
Já o número de habitantes de Limoeiro do Norte chega a 53.289, segundo informações do IBGE no Censo 2007.
Vejam esta reportagem do site: www.terra.com.br
CE: Cidade tem mais eleitores do que habitantes
"O município de Guaramiranga, na região serrana do maciço de Baturité, a 100 km de Fortaleza, tem chamado atenção para as próximas eleições. Segundo o último censo do IBGE, a cidade possui 4.307 moradores, mas de acordo com o cadastro de eleitores no TSE, o número de eleitores é 4.817, ou seja, 510 eleitores a mais que moradores.
Outras três cidades do interior cearense também têm praticamente o mesmo número de eleitores e moradores: Granjeiro, São João de Jaguaribe e Antonina do Norte.
Segundo o prefeito de Guaramiranga, Ilton Barrozo, a disparidade entre os registros oficiais de moradores e eleitores existem por uma falha na contagem do IBGE, que teria errado na contagem populacional de 2007. Mil e quinhentas pessoas não teriam sido contadas.
Ele afirma que a prefeitura entrou com uma ação na Justiça Federal pedindo a recontagem dos habitantes do município. O promotor eleitoral da 77ª Zona Eleitoral, Alber Castelo Branco, diz que o erro do IBGE realmente existe, e que o problema na contagem se estenderia a outros municípios da mesma região, como Palmácia e Pacoti.
Outra possibilidade para a diferença seria a migração da população natural de Guaramiranga para Fortaleza, sendo que os títulos continuariam registrados no município.
A juíza eleitoral Maria Tereza Farias Frota também desconfia que eleitores que moram na capital, Fortaleza, e mantêm os títulos em Guaramiranga com o objetivo de beneficiar algum político. A corregedoria eleitoral promete refazer um estudo sobre os eleitores da região para avaliar a possibilidade de um recadastramento."

Nenhum comentário: