sexta-feira, 4 de julho de 2008

Dnocs cede terreno para usina em Limoeiro

Limoeiro do Norte. Em dois meses deve funcionar a primeira usina de Biodiesel do Vale do Jaguaribe, neste município. Os equipamentos já foram construídos e terão capacidade de processar aproximadamente oito mil litros de óleo e três mil litros de biodiesel por dia. O mais recente passo foi dado na semana passada pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) que cedeu o terreno para instalação da usina no Perímetro Irrigado de Morada Nova, dividido entre esse município e Limoeiro do Norte. Agora, só falta os agricultores plantarem para atender à demanda de seis toneladas de grão de oleaginosas por dia.
Os equipamentos de processamento e beneficiamento de oleaginosas, como mamona e semente de girassol para o Vale do Jaguaribe, já foram fabricados em uma usina de Missão Velha. Conforme o professor José Façanha, diretor do Centro Federal de Ensino Tecnológico de Limoeiro (Cefet, antiga Faculdade de Tecnologia Centec, de Limoeiro), a usina está pronta, “agora é importante a participação do indivíduo”, disse, referindo-se à necessidade de agricultores que plantem as oleaginosas. Outras três usinas serão instaladas no Ceará.
O imóvel cedido pelo Dnocs, antes utilizado como Armazém de Insumo, está localizado no setor NH-6, do Perímetro Irrigado de Morada Nova, que tem 30% da sua área localizada em Limoeiro, sendo que o espaço total é de quatro mil hectares de terras irrigadas. A usina estará localizada a apenas 5km da BR-116, para facilitar o escoamento da produção.
“A partir de agora é importante a parceria com instituições de tecnologia e prefeituras, para, a partir de setembro, a usina começar a funcionar”, explica Façanha. Para o prefeito de Limoeiro, João Dilmar da Silva, a usina coloca Limoeiro do Norte e o Vale do Jaguaribe no centro das novas energias, além de apresentar forte caráter social com os pequenos produtores. É crescente a demanda por biocombustível no País. A partir deste mês, a mistura do biocombustível ao óleo diesel nos postos passa, de atuais 2%, para 3%. Com isso, o consumo interno do Brasil será de 1,2 bilhão de litros de biodiesel, praticamente 240 milhões de litros de metanol.

Nenhum comentário: