segunda-feira, 21 de julho de 2008

Eleições: Disputa chega até ao mundo virtual

A campanha política invadiu o ciberespaço, servindo para abrigar o palanque eletrônico de políticos deste século XXI. No Brasil, a exploração das mídias eletrônicas no campo eleitoral, a Internet, por exemplo, é recente, como afirma Rodrigo Lima, diretor executivo da W7 Solutions e web designer. Seu trabalho em campanhas políticas inclui também a criação de sites, embora trabalhe com outras mídias também. O preço de um site simples varia entre R$ 6 e R$ 7 mil. Os mais sofisticados, incluindo o serviço de intranet, podem variar de R$ 10 mil a R$ 15 mil.
O uso das novas tecnologias como ferramentas essenciais de comunicação entre candidatos e eleitores é reconhecido pela Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por isso, são passíveis l também de regras. Está vedada, por exemplo, a criação de comunidades em sites de relacionamentos, assim como blogs. O TSE promete analisar caso a caso para punir abusos.
Rodrigo Lima conta que, desde a campanha de 2006, a mídia eletrônica estava sendo utilizada, mas de forma acanhada. Agora, com as prévias das eleições dos Estados Unidos, ela se consolidou mais. ´As pessoas começam a perceber que é um meio de comunicação acessível´, explica. Os candidatos, aos poucos, estão se rendendo a esta novidade, que agrada, principalmente os jovens.
Segundo Rodrigo Lima, 50% dos acessos são feitos por eleitores entre 17 a 25 anos. Outra vantagem desta mídia é quanto ao tempo. "As pessoas podem acessar no trabalho, no intervalo do almoço, ou quando chegam em casa a qualquer hora", diz, justificando que 95% das empresas possuem Internet.
Mesmo as pessoas não possuindo Internet em casa, já virou costume o acesso aos sites de relacionamentos, onde criam comunidades. Elas acessam em lan houses.
O site inclui informações básicas sobre o candidato, sua agenda diária, um espaço destinado à comunicação com o eleitor. Alguns, podem ousar e criar chats para uma conversa direta com o eleitor. Rodrigo Lima afirma que, até o momento, sua empresa registrou aumento de 25% na procura de serviços. "A nossa expectativa é aumentar em 60% ", projeta.
Relativamente baratos
Embora o que predomine seja a procura pela mídia tradicional, aos poucos, os sites ganham espaço entre os candidatos. "Eles são relativamente baratos", observa. Os sites devem usar o domínio can.br, devem sair do ar 24 horas antes das eleições.

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