quinta-feira, 31 de julho de 2008

Inscrições abertas para Garagem Digital

(clique na imagem para ampliar)
Programa Garagem Digital
O Programa Garagem Digital, criado em setembro de 2001, tem como objetivo promover a inclusão digital de forma a contribuir com o processo educacional de jovens e com o desenvolvimento de suas comunidades. Consiste de um laboratório de experimentação de metodologias de inclusão digital que visa à democratização do acesso e o uso otimizado das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).
Graças a um currículo que ultrapassa os ensinamentos técnicos, o programa se propõe a expandir o horizonte dos beneficiários no que diz respeito a sua participação ativa e capaz na sociedade, a partir do desenvolvimento de suas identidades, autonomia, capacidade de produção, criação e interação social.
Equipada com computadores, impressoras, softwares, câmera digital e de vídeo e conexão à Internet banda larga, a Garagem Digital procura estimular a conscientização dos jovens com relação ao uso das TICs como meio e potencial ferramenta ao exercício de sua cidadania.
O Garagem Digital entende que a causa da inclusão digital envolve agilidade, pois precisa acompanhar e incorporar as mudanças que vêm ocorrendo atualmente no campo tecnológico e, assim, contribuir com a diminuição do vácuo da exclusão digital no Brasil. Cada participante do programa contribui com suas especialidades. Como parceira estratégica, a HP Brasil fornece tecnologia e apoio financeiro. A Fundação Abrinq - também parceira estratégica - avalia, monitora, coordena, colabora com a metodologia e aplicação pedagógica e sistematiza a experiência para posterior disseminação.
Como parceiros técnicos, o Instituto Centec e o CPA (Centro de Profissionalização de Adolescentes) oferecem as instalações, o conhecimento sobre processos de capacitação profissional de jovens, a implementação do projeto, a articulação com a comunidade local e do entorno e o apoio à disseminação do programa.
Além disso, uma Rede de Oportunidades organizada pelo Programa Garagem Digital insere os jovens ex-participantes do módulo de formação em um banco de dados e articula empresas, outras entidades em geral a oferecerem oportunidades diversas de emprego, estudo e apoio ao empreendedorismo.
Colaboração: Odenir Fernandes

Nenhum comentário: