sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Polícia Federal recebe e regulariza armas de fogo em Limoeiro do Norte

O município de Limoeiro do Norte está recebendo, nesta sexta-feira (25/09) e sábado (26/09), agentes da Polícia Federal. Durante esses dois dias, os policiais federais estarão no Fórum Estadual Desembargador Antônio Carlos Costa e Silva, recebendo e regularizando armas. A visita faz parte da Campanha Nacional de Desarmamento e Regularização de Arma de Fogo.
Os agentes já estiveram em Aracati e Russas, e estarão ainda em Morada Nova (27 e 28/09) e Jaguaribe (29 e 30/09). Até o dia 16 de outubro de 2009, três equipes da Polícia Federal (PF) estarão se deslocando por 39 cidades do Ceará, buscando orientar as pessoas que possuem armas de fogo a aproveitar a oportunidade para registrá-las.
O registro foi estabelecido pela Lei 10.826, de 22 de dezembro de 2003, que também dispõe sobre a posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre o Sistema Nacional de Armas (Sinarm) define crimes e dá outras providências. O cadastramento é obrigatório e deve ser feito até 31 de dezembro gratuitamente. Quem não registrar a arma até essa data estará incorrendo em crime, e já a partir de 1º de janeiro de 2010 estará sujeito a prisão por crime inafiançável.
O registro também poderá ser feito nos três postos fixos da PF, em Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral. Para quem preferir se desfazer da arma entregando-a a PF, irá receber uma indenização que varia de R$ 100 a R$ 300, dependendo do tipo e do calibre da arma.
Conforme o agente Marcos Gomes, coordenador da campanha de regularização e desarmamento no Ceará, para oficializar o registro, donos de armas não precisam conduzi-las às unidades da Polícia Federal. Devem obter no site www.dpf.gov.br, um registro provisório do armamento em duas vias e se dirigir à unidade da PF munido de original e cópia, ou cópias autenticadas dos seguintes documentos: carteira de identidade, CPF e comprovante de residência, nota fiscal de compra ou documento que comprove a origem lícita da arma, constando suas características e a condição do proprietário.
Já para os que pretendem optar pela entrega, é necessário que também obtenham pelo mesmo site uma guia de trânsito, e se dirijam com a arma, e munições, se tiverem, a uma das unidades da PF. As equipes que estarão no Interior do Estado também estarão aptas a recebê-las. De acordo com Gomes, mesmo com o registro, proprietários de armas só poderão mantê-las exclusivamente no interior da residência ou local de trabalho. E isso, desde que seja o titular ou responsável legal pelo estabelecimento ou empresa.
O que diz a lei?
Lei 10.826/03
“Os possuidores e proprietários de armas de fogo não registradas deverão, sob pena de responsabilidade penal, no prazo de 180 dias após a publicação desta Lei, solicitar o seu registro apresentando nota fiscal de compra ou a comprovação da origem lícita da posse, pelos meios de prova em direito admitidos. A Lei 11.922, de 13 de abril de 2009, prorrogou o prazo estabelecido pela anterior até 31 de dezembro de 2009”.
Programação das visitas
Período: 21/9 a 16/10
Equipe 1 - Aracati, Russas, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Jaguaribe, Icó, Lavras da Mangabeira, Brejo Santo, Iguatu, Senador Pompeu, Quixeramobim, Quixadá, Aracoiaba.
Policiais Federais ficarão dois dias em cada cidade. O cidadão que perder o prazo da visita no seu município poderá procurar a equipe no município vizinho, pois os policiais seguirão a ordem das cidades como está colocada. Em Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral a PF atenderá nos seus postos fixos.
Fonte: Notícias do Vale
*com informações do OPOVO e Polícia Federal do Ceará

Um comentário:

Valdecy Alves disse...

Sem dúvida que sempre que seguimos um blog ou somos seguidos, formamos uma verdadeira teia, capaz de ter um alcance quantitativo e qualitativo para matérias formativas e informativas, que mídia alguma consegue ter. POR ISSO PARABÉNS PELO BLOG.

Doutra feita, CONVIDO VOCÊ, seus seguidores e quem você segue, para lerem matéria sobre o espetáculo SAGRADO E PROFANO, que ocorrerá na cidade de Senador Pompeu, interior do Ceará, no pequeno Distrito de Engenheiro José Lopes. Experiência artística que mobiliza toda a população, que além de encenar a Paixão de Cristo ainda tem os caretas, que há cerca de 70 anos, saem pelas ruas. Experiência artística, social, política, folclórica, econômica..... que merece ser relatada, imitada e, sendo possível, vista e visitada ao vivo. Boa leitura em:

www.valdecyalves.blogspot.com