quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Limoeiro do Norte participa do 1º Encontro Regional de Astronomia

O evento é organizado pelo Pólo Astronômico Casimiro Montenegro Filho — instalado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) — e instituições parceiras.
Os coordenadores de ciência da Secretaria Municipal da Educação Básica de Limoeiro do Norte, Edgardo de Sousa Bessa e Zenaide Maria Santiago, estão em Foz do Iguaçu, no Paraná, onde participam do 1º Encontro Regional de Astronomia, que acontece até 19 de setembro.
O encontro tem o intuito de fortalecer o trabalho de disseminação da cultura astronômica, já feito pelas Olimpíadas Brasileiras de Astronomia, realizadas ininterruptamente há 12 anos, o EREA pretende reunir em torno de 400 pessoas, dos vários níveis de conhecimento. Serão palestras, mini-cursos, oficinas diversas, sessões de planetário e observações astronômicas.
O evento é organizado pelo Pólo Astronômico Casimiro Montenegro Filho — instalado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) — e instituições parceiras. O idealizador é o professor doutor João Batista Garcia Canalle, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), renomado divulgador da Astronomia, também responsável pela Olimpíada Brasileira de Astronomia.
A abertura acontece no Hotel Grand Mercure Internacional, em Foz do Iguaçu, com a palestra magna “Vida no Universo” ministrada por Augusto Damineli Neto do Instituto Astronômico e Geofísico da Universidade de São Paulo (USP). Ao longo da semana, o evento será realizado nas Faculdades Anglo-Americano (FAA), com atividades de observação astronômica e sessões de planetário no Pólo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, no PTI.
A participação de Limoeiro do Norte no encontro, é de grande importância para o ensino da Astronomia no município, já que poderão ser adotadas Experiências de Ensino de Astronomia que estão sendo desenvolvidas no Paraná, além de trazer para os coordenadores uma experiência extraordinária, para o encontro que será realizado em Dezembro em Limoeiro do Norte.
O ensino de astronomia em Limoeiro do Norte é realizado através do clubinho da astronomia e da participação das escolas na OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia), além das visitas às comunidades através do Noite das Estrelas. A proposta é de que em 2010, seja implantada em todas as escolas da rede de ensino do município a Astronomia nas Escolas.
Informações:.www.limoeirodonorte.ce.gov.br

Nenhum comentário: