domingo, 13 de setembro de 2009

Limoeiro do Norte receberá caminhão do projeto "Patativa Encanta em Todo Canto"

O caminhão percorrerá 95 municípios do Ceará até dezembro de 2009. Com a chegada do caminhão adaptado, a população tem acesso gratuito a linha cronológica da vida e obra de Patativa do Assaré.
O "Caminhão do Patativa" estará visitando o município de Limoeiro do Norte nos dias 26 e 27 de setembro, coincidindo com a data da realização do V Festival Internacional de Trovadores e Repentistas.
Dentro das comemorações do centenário do Poeta Patativa do Assaré, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) traz a diversos municípios do Ceará o caminhão do projeto Patativa Encanta em Todo Canto. Em cada município, o caminhão baú fica aberto à população para visitas gratuitas, com mostras de livros, filmes, fotografias e informações sobre Patativa do Assaré que, em 2009, completaria 100 anos.
Nos dias 12 e 13 de setembro, o caminhão esteve em Juazeiro do Norte e depois seguiria para Assaré, Campos Sales, Jucás, Cedro, Acopiara, Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Alto Santo, Tabuleiro do Norte, Morada Nova, Russas e Jaguaruana.
Com a chegada do caminhão adaptado, a população tem acesso gratuito de 8 horas às 20 horas à vida e obra de Patativa do Assaré, um dos maiores poetas populares do Brasil. O projeto 'Patativa do Assaré Encanta em Todo Canto' é uma realização do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, com promoção da Fundação Memorial Patativa do Assaré.
Dentro do caminhão, as pessoas podem conhecer a discografia, a bibliografia e a filmografia completa do poeta, conferir as fotografias da mostra “Patativa do Assaré - Poeta Cidadão” e ainda folhear algumas de suas publicações. À noite, a partir das 18 horas, um palco estará armado para apresentações espontâneas de repentistas e trovadores, além de exibir em telão alguns filmes sobre o Pássaro Poeta, como documentários, entrevistas e animações.
Estão previstas ainda a realização de oficinas e palestras com professores da escolas municipais. Patativa do Assaré Encanta em todo Canto é uma programação itinerante do Governo do Estado que tem objetivo difundir a importância da poesia popular pelo Estado. Iguatu, Várzea Alegre, Fortaleza e Maracanaú já receberam a visita do caminhão. Até o fim de 2009, o caminhão do Patativa percorrerá 95 municípios do Ceará.
Quem é...
Antônio Gonçalves da Silva, Patativa do Assaré, nasceu a 5 de março de 1909, em Serra de Santana, no município de Assaré (Cariri). Dedicou sua vida a cultura, destacando-se como compositor, improvisador e poeta. Publicou Inspiração Nordestina, em 1956, Cantos de Patativa, em 1966. Tem inúmeros folhetos de cordel e poemas publicados em revistas e jornais.
Patativa do Assaré é unanimidade no papel de poeta mais popular do Brasil. Para chegar onde chegou, tinha uma receita: dizia que para ser poeta não era preciso ser professor. 'Basta, no mês de maio, recolher um poema em cada flor brotada nas árvores do seu sertão', declamava.
Maiores informações:
Patativa do Assaré Encanta em Todo Canto
Site:
www.patativaencantaemtodocanto.com.br
Telefone: (85) 3101-6763 e E-mail: codac@secult.ce.gov.br
Informações: Assessoria de Imprensa da Secult

Nenhum comentário: