domingo, 27 de setembro de 2009

Lia de Itamaracá participa Festival Internacional de Trovadores e Repentistas de Limoeiro do Norte

Os sons das violas, das cantorias e dos repentes entoam a cidade de Limoeiro do Norte, conhecida como "Princesa do Vale", que recebe pela segunda vez o Festival Internacional de Trovadores e Repentistas.
O evento reúne mais de cinqüenta artistas do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Piauí, entre violeiros, poetas, repentistas, emboladores e aboiadores, além de dois trovadores de Roma e dois de Cuba, que se apresentam em palco aberto aos moradores do Baixo Jaguaribe. No total, 24 duplas de cantadores se apresentam no período do festival.
Festival Internacional de Trovadores e Repentistas busca preservar a cultura popular regional. Sua proposta é contribuir com o despertar da consciência sobre as riquezas, importâncias e potencialidades da cultura local gerando o desenvolvimento econômico e social da região e do Nordeste.
A última noite do festival, neste domingo (27/09), começa com a apresentação da Banda Cabaçal PE e Cícero (CE). As duplas de repentistas que se apresentam nesta noite são: João Lourenço (PB) e Severino Feitosa (PE); Zé Cardoso (CE) e Moacir Laurentino (PB); Valdir Telles e João Paraibano (PE); Zé Viola (RN) e Sebastião da Silva (PB); Ivanildo Vila Nova (PE) e Raimundo Caetano (PB). Dina Vaqueira (CE) sobe ao palco para o recital de aboio e Gaspar Esquivel (Cuba) se apresenta novamente. A cirandeira pernambucana Lia de Itamaracá encerra o V Festival Internacional de Trovadores e Repentistas.
Lia de Itamaracá
Cirandeira de Itamaracá, ilha perto de Recife, Maria Madalena Correia do Nascimento ficou conhecida como Lia de Itamaracá desde os anos 60, quando a compositora e cantora Teca Calazans registrou a quadra "Esta ciranda quem me deu foi Lia/ que mora na ilha de Itamaracá". Lia canta e compõe desde a infância, e em 1977 gravou seu primeiro disco, o LP "A Rainha da Ciranda". Mas não enveredou pela vida artística e continuou trabalhando como merendeira em uma escola de sua cidade.
Na década de 90 foi redescoberta pelo produtor Beto Hees, que a levou para participar do festival Abril Pro Rock em 1998, com grande êxito. Com repertório que inclui coco de raiz e loas de maracatu, além, é claro, de cirandas, acompanhadas por percussões (ganzá, surdo, tarol, congas) e saxofone, gravou o segundo álbum em 2000, o CD "Eu Sou Lia", lançado inicialmente pela Ciranda Records e depois pela Rob Digital. Por ocasião do lançamento, apresentou-se em outras capitais e ministrou workshops.
Homenagens
Nesta edição, o festival presta homenagens a pessoas que deram sua contribuição para a cultura popular, como o deputado Aldo Rebelo, o secretário adjunto da Secretaria de Cultura de Pacatuba Luiz Emanuel Pereira Monteiro, o repentista paraibano Chico Mota, o presidente do Bando do Nordeste Roberto Smith, entre outros. No total, onze personalidades receberão homenagem e serão agraciadas com troféu.

Nenhum comentário: