domingo, 27 de setembro de 2009

Você é a favor da Reeleição dos políticos?

"Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente, e pela mesma razão". A frase de Eça de Queiroz poderia servir de conselho para os eleitores brasileiros, ao ver o rumo que toma um governo em seu segundo mandato consecutivo.
77% dos participantes da enquete optaram que o descaso observado em um segundo mandato consecutivo seria o principal problema da reeleição. Para 22%, reeleger o administrador público seria importante para a continuidade do trabalho desenvolvido.
* A enquete, que se trata de um mero levantamento de opiniões, sem conteúdo científico, foi realizada entre os dias 02/09 e 26/09/2009 e registrou 49 votos.
Clique aqui e veja todas as enquetes realizadas no blog.
Problemas da Reeleição
Não há dúvida de que a reeleição para cargos do Poder Executivo traz problemas e, ainda, quase nunca resulta em grandes benefícios para as populações dependentes dos mandatários reeleitos. Inúmeros problemas podem ser verificados, dentre os quais, o principal seria o mau funcionamento dos serviços públicos como saúde, educação, infra-estrutura urbana.
Guardadas as raras exceções, exemplos não faltam de reeleições que não trazem nenhum benefício para a nossa população. FHC, no seu primeiro mandato, teve uma atuação esplêndida, no segundo, deixou bastante a desejar. O atual Presidente está realizando um segundo mandato a poder de efetivar uma ação entre amigos e vantagens a aliados.
Então, um segundo mandato seria bom e satisfatório? Ou seria melhor que fosse escolhido um novo nome, dentre os que se apresentaram, mas que pudesse trazer algo de mais novo e muito mais conveniente para a nossa comunidade?
Faltam opções para a população. Sempre os mesmos candidatos, sendo que, quando surgem novos nomes, estes têm uma ligação muito próxima ou vem da escola dos políticos que os lançam, para que o grupo continue no poder. Ou então, seria melhor, à falta de propostas e diretrizes concretas, anular o voto?
Sem dúvida que as respostas vão ficar com os eleitores, valendo relembrar que, no Brasil atual, nunca foi tão importante o ato de votar e a atuação conseqüente de “votar bem” e conscientemente, mesmo que nulificando o sufrágio, a título de protesto.
*com informações do Jornal Cidade

Nenhum comentário: