domingo, 27 de setembro de 2009

Limoeiro do Norte recebe o ‘Caminhão do Patativa’

Com a chegada do caminhão adaptado, a população tem acesso gratuito à vida e obra de Patativa do Assaré, um dos maiores poetas populares do Brasil, que em 2009 completaria 100 anos.
O município de Limoeiro do Norte recebe neste final de semana, dia 26 e 27 de setembro, o caminhão do projeto “Patativa Encanta em Todo Canto”. Dentro do caminhão, as pessoas podem conhecer a discografia, a bibliografia e a filmografia completa do poeta, conferir as fotografias da mostra “Patativa do Assaré - Poeta Cidadão” e ainda folhear algumas de suas publicações.
O projeto é desenvolvido pela Fundação Memorial Patativa do Assaré em pareceria com o Governo do Estado. O objetivo maior da Secretaria de Cultura é difundir a importância da poesia popular, e até o final de 2009, o caminhão percorrerá 95 municípios.
A Instituição
A Fundação Memorial Patativa do Assaré foi criada em 1993, por familiares do poeta Patativa do Assaré e artistas locais. O principal objetivo da instituição é desenvolver ações de preservação da cultura popular com as atividades de teatro, capoeira e flauta como ferramenta de inclusão social de crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social e extrema pobreza.
Fundação Memorial Patativa do Assaré
Endereço: Rua Cel. Francisco Gomes, 82 – CEP: 63140-000 – Assaré (CE).
Telefone: (88) 3535-1742
Objetivo do projeto
Oferecer às crianças e jovens do sertão do Cariri, com idade entre 6 e 17 anos, opções de lazer e cultura no horário alternativo ao da escola. Capacitar estes jovens para inserção no mercado de trabalho e facilitar a comunicação e a divulgação das informações no município de Assaré.
Em 2009, com o apoio do Criança Esperança, será possível implantar a rádio comunitária, as oficinas de violão e percussão, ampliar a banda regional e as oficinas de música. Com os recursos, o projeto vai fornecer uniforme e alimentação para as crianças, manter 3 educadores culturais e 1 coordenador artístico, comprar 30 instrumentos de percussão para as oficinas de percussão (surdo, prato e pandeiro), 15 instrumentos de percussão para a banda regional (zabumba, ganzá, triângulo) e 25 violões para a oficina de violão. Os recursos também serão destinados à aquisição do material para a rádio comunitária: 1 transmissor, 1 computador, 1 (uma) mesa de som, 1 aparelho de DVD e 1 (uma) antena.
Projeto ‘O canto do patativa’
Beneficiados Diretos: 210 / Beneficiados Indiretos: 2.000

Nenhum comentário: