sábado, 19 de setembro de 2009

'Festa da Amizade' reúne limoeirenses na Capital

Monsenhor Olímpio Castelo Branco será um dos homenageados pela Festa da Amizade de Limoeiro do Norte.
Há um dito popular que todo cearense tem um pé no Interior. De quem nasceu no sertão, e com o sentido ligado à prosperidade do futuro, rumam para Fortaleza, muitos formando colônias com os conterrâneos. E todos os anos centenas de limoeirenses encontram-se na Festa da Amizade, realizada há 24 anos, para celebrar a união de quem nasceu na mesma origem. O encontro acontece neste sábado (19/09), no BNB Clube em Fortaleza, e fará homenagens a três limoeirenses.
A colônia limoeirense reuniu-se pela primeira vez há mais de duas décadas, mobilizando amizade entre os conterrâneos. Então, quem nunca foi nem amigo, necessariamente, em Limoeiro, já é visto com outros olhos, num encontro na Capital. "Você também é de Limoeiro?", é a pergunta inevitável quando dois conterrâneos se encontram.
Este ano, a homenagem com o troféu "Valor da Terra" será concedida a dois limoreirenses que fizeram ou fazem história. O primeiro é o monsenhor Olímpio Castelo Branco, por várias décadas vigário da Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Atualmente o religioso mora no distrito de Flores, em Russas, realizando trabalhos pastorais. E a professora Creusa Freire Maia, primeira e única mulher a ser diretora da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam). Dona Creusa foi professora de matemática, nessa instituição, e hoje é vista como referência pelos educadores.
Duas instituições desta cidade também serão homenageadas: a Academia Limoeirense de Letras (ALL), que existe há oito anos e será representada por seu presidente Irajá Pinheiro; e o Colégio Diocesano Padre Anchieta, representado pelo diretor José Lima. "É uma forma de fazermos uma importante homenagem a quem sempre se dedicou a Limoeiro", afirma o empresário Wilson Holanda, da Colônia Limoeirense e integrante da comissão organizadora da Festa da Amizade.
A 24ª Festa da Amizade terá início às 21 horas e será animada por Fonseca Júnior e Banda. A festa é aberta ao público, para limoeirenses e amigos de qualquer cidade. Haverá a exposição itinerante da mostra fotográfica "Casamentos de Limoeiro do Norte", com imagens de casamentos de figuras políticas e sociais do município, realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e tendo como pesquisador e curador o artista plástico Antônio Nogueira Régis. Serão 30 quadros de casamento.
Informações: Diário do Nordeste / Reportagem e Foto: Melquíades Júnior

Nenhum comentário: