quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Campanha da Fraternidade 2010: ‘Economia e Vida’

A quarta-feira de Cinzas anuncia o início da Quaresma, e da Campanha da Fraternidade. Em 2010, a campanha chega a sua 47ª edição com o tema ‘Economia e Vida’.
Para o bispo de Limoeiro do Norte, Dom José Haring, o tema chega numa boa hora, por ser muito atual. “Estamos vivendo um momento em que a vida tem que servir à economia e não a economia à vida. Não pode ser assim. Todos que estão numa relação de trabalho, muitas vezes, se tornam uma peça nessa máquina que tem de produzir dinheiro, riquezas”, afirma.
Como lema, a Igreja adotou a passagem bíblica: “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” (Mt 6,24). Segundo dom José Haring, todas as paróquias estão preparadas para realizar esta campanha, em celebrações, círculos bíblicos, vigílias. A Igreja não quer limitar-se a criticar o sistema econômico, mas sim pensar em soluções. “A economia solidária é um tema importante. Temos que incentivar uma economia com respeito ao ser humano, e à natureza, e colocar as coisas na devida ordem”, enfatizou.
Perfil
Dom José Haring é da Ordem dos Frades Menores. Nasceu em Gronau, na Alemanha, e estudou em Nienberg, onde fez o ensino fundamental e em Bardel, onde cursou o ensino médio. Veio para o Brasil e se formou em Filosofia em Olinda (PE), no período de 1962 a 1964. Fez Teologia em Salvador (BA), de 1964 a 1967. Sua ordenação presbiteral foi no dia 22 de julho de 1967, em Salvador (BA), e a episcopal no dia 20 de março de 2000, em Aracaju (SE). Fez a escolha do lema “Unidos na mesma fé”. (Foto: Edimar Soares/OPOVO)
Dom José assumiu a Diocese de Limoeiro do Norte no dia 31 de março de 2000. Antes do episcopado exerceu as funções de professor e formador; vigário cooperador em João Pessoa-PB; pároco em Aracaju (SE); guardião do Convento Santo Antônio Aracaju (SE) e definidor da Província Santo Antônio.
Como bispo já foi vice-presidente do Regional Nordeste 1 (NE 1), e atualmente é responsável pelas Pastorais Sociais da Regional NE 1. (Fonte: OPOVO Online)

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