sábado, 6 de fevereiro de 2010

V Encontro Mestres do Mundo reúne expoentes das culturas populares em Limoeiro do Norte

A quinta edição do Encontro Internacional Mestres do Mundo, acontecerá de 17 a 20 de março de 2010, com debates e espetáculos culturais em diversos espaços públicos de Limoeiro do Norte.
O Vale do Jaguaribe cearense será, novamente, palco de um dos eventos mais importantes para as expressões culturais populares brasileiras e internacionais. De 17 a 20 de março de 2010, o município de Limoeiro do Norte, localizado a 198 quilômetros de Fortaleza, torna-se o centro das atenções dos amantes das culturas populares ao reunir cerca de 150 Mestres brasileiros e latino-americanos durante o V Encontro Mestres do Mundo.
Com o tema “Folias e Brincadeiras”, o evento irá promover diversas apresentações artísticas na Praça da Igreja Matriz, nos seus quatro dias de duração. Estão programadas ainda oficinas e seminários em outros equipamentos culturais da cidade.
Os Mestres das culturas populares se reunirão para trocas de experiências sobre seus saberes e fazeres, divididos em cinco categorias: Mestres das Mãos (artesãos, bordadeiras, gravadores, etc.); Mestres do Corpo (dança, teatro e performances tradicionais); Mestres do Sagrado (penitentes, rezadeiras, profetas da chuva, entre outros); Mestres do Som (músicos, instrumentistas, luthiers); e Mestres da Oralidade (contadores de história, poetas, cordelistas e repentistas).
De volta a Limoeiro do Norte, o evento reúne Mestres da Cultura Popular, intelectuais acadêmicos e populares num mesmo liquidificador. O coquetel de saberes tempera-se como um dos maiores eventos culturais do Estado.
A programação do evento acontece, diariamente, em três momentos distintos. As manhãs são dedicadas às Rodas de Mestres. No período da tarde, acontecem os Relatos de Experiência, onde são apresentadas as vivências dos Mestres, e as noites serão dedicadas às apresentações artísticas voltadas ao público.
O Encontro terá ainda outras atividades, como o Encontro Pedagógico de Educação Patrimonial, a Universidade dos Mestres, debates sobre a Ação Griô e outras apresentações artísticas.
Mestres da Cultura no Ceará
O Ceará é referência para os estados brasileiros no desenvolvimento de políticas de preservação e promoção do patrimônio imaterial, pela sua legislação dos Tesouros Vivos, que diploma Mestres e os premia com um salário mínimo mensal vitalício. Atualmente, o Ceará possui 50 Mestres da Cultura diplomados. O Edital 2009 disponibilizará outras sete vagas, totalizando 57 Mestres reconhecidos pela lei. Além deles, o edital prevê duas outras vagas para o registro de grupos e duas vagas para registro de coletividades.
A iniciativa do V Encontro Mestres do Mundo é do Governo do Estado do Ceará, por intermédio da Secretaria de Cultura (Secult), e do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID/MinC), em parceria com a Comissão Cearense de Folclore e a Prefeitura de Limoeiro do Norte.
V Encontro Mestres do Mundo
Local: Limoeiro do Norte – CE
Data: 17 a 20 de março de 2010
Colaboração: Bruno Sampaio, da assessoria do V Encontro Mestres do Mundo

Um comentário:

Patricia disse...

Onde encontramos a programação do encontro?