quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Produtores de Banana reivindicam diálogo e apoio das autoridades por prejuízos na Chapada do Apodi

Prejuízo deve se refletir indiretamente em todos os seguimentos da economia dos municípios de Limoeiro do Norte e Quixeré.
Numa reunião ocorrida nesta terça-feira (02/02), os produtores de banana da Chapada do Apodi fizeram um levantamento do prejuízo causado pelo vendaval que destruiu a área de plantio de mais de 102 agricultores. Lá, os produtores traçaram um roteiro de manifestações para chamar atenção da população e autoridades para o problema.
A devastação provocada pelos fortes ventos na última quarta-feira (27/01), além de causar grandes prejuízos aos produtores da Chapada do Apodi, provoca também uma desaceleração no comércio local, pelo desemprego que provoca com a queda da produção. Estima-se que cerca de 21,5 milhões de reais deixará de circular na economia dos dois municípios mais atingidos, Limoeiro do Norte e Quixeré. Dos 102 produtores afetados, mais de 80 estiveram presentes na reunião. Os números divulgados são alarmantes:
1.410 hectares de banana destruídos pelo vendaval;
102 produtores de banana com áreas destruídas pelo vendaval;
1.128 famílias desempregadas;
2.820 empregos indiretos deixando de existir;
21,5 milhões de reais que deixam de circular na região.
Dos 1.410 hectares destruídos, 70% são de pequenos produtores (com áreas que variam de 4 a 20 hectares), 20% de médios produtores (com áreas de 20 a 40 hectares), e 10% dos grandes produtores (com áreas de 50 a 200 hectares). O senhor Capricho, produtor prejudicado, teve todo seu bananal devastado com o vendaval, e estima um prejuízo que chega a 3 milhões de reais.
RAIMUNDO CÉSAR (Alemão), presidente da Fapija, constata cenário de destruição após o vendaval que ocorreu na plantação. (Foto: Melquíades Júnior)
Manifestação visa despertar a atenção para o problema
Uma grande manifestação pública vai acontecer nesta sexta-feira, 5 de fevereiro, visando mostrar a sociedade os prejuízos causados, bem como despertar as autoridades para o problema. Será uma grande “tratorada”, percorrendo as principais ruas de Limoeiro do Norte, reivindicando ajuda dos governantes. Ao final, serão distribuídas bananas para a população.
Até esta quarta-feira já estava confirmada a presença de 18 tratores, número este que pode aumentar até o dia do movimento. Dentre as principais reivindicações, estão:
- Prorrogação dos prazos de custeios e investimentos;
- Novos custeios e investimentos;
- Criação de novas linhas de crédito;
- Melhorar a infra-estrutura das estradas para escoamento da produção;
- Projetos de pesquisa, com suporte a novas variedades de banana e novas culturas;
- Reservatório de água em cima da Chapada do Apodi, para baratear o custo do bombeamento;
- Subsídios para a produção, principalmente energia;
- Mais segurança para a Chapada do Apodi.
Um dos relevos mais antigos do Nordeste – datado da Era Cenozóica – a Chapada do Apodi ocupa a zona leste do município de Limoeiro do Norte. Seu maior destaque tem sido na produção agropecuária, sendo considerada a região mais fruticultora do Ceará. (Foto: Alex C. Monteiro)
A cultura da banana na Chapada do Apodi
Colaboração: Ernanes Nogueira
A Chapada do Apodi, já pode ser considerada um grande pólo produtor de banana, onde comercializa frutas para todo o Norte e Nordeste do Brasil, e até mesmo para o exterior. Estima-se que haja na região, cerca de 2.500 hectares de banana, do total de 6.000 cultivados com diversas culturas.
A cultura da banana proporciona para muitas famílias e empresas da região, renda e desenvolvimento, gerando empregos diretos e indiretos e diminuindo a pobreza.
A agricultura é conhecida por ter muitos riscos, e na cultura banana, a história não é diferente. Um dos principais riscos, e que ultimamente está cada vez mais limitando a produção da cultura na Chapada do Apodi, é o vento. Com episódios repetidos em 2001, 2005, e agora em 2010, os vendavais, com ventos de até 70 km/hora, estão dizimando os bananais. Em um efeito dominó, as bananeiras vão caindo e derrubando umas as outras, seja pela raiz ou pelo tronco, dependendo do porte da variedade.
Em 2010, mais uma vez, os produtores da Chapada do Apodi foram pegos por esta catástrofe da natureza, onde cerca de 1.410 hectares de banana foram derrubados. Muitos produtores foram afetados, entre pequenos, médios e grandes, ocasionando uma verdadeira tristeza geral dos produtores. Procuraram a Federação das Associações do Perímetro Irrigado Jaguaribe-Apodi (FAPIJA) cerca de 102 produtores foram afetados, onde 70%, são pequenos produtores, com áreas variando de 2 a 14 hectares, de onde tiram o sustento da família e gerando renda.
Sempre que acontecem episódios como este, os produtores pedem apoio dos governos e muitas vezes não são atendidos, levantam a cabeça e, com recursos próprios, tentam se manter com a cultura, pois tiram seu sustento desta atividade.
Cronograma da Manifestação
07:00 – Concentração dos manifestantes na FAPIJA;
08:00 – Saída para Limoeiro do Norte;
10:00 – Praça do Banco do Nordeste;
11:00 – Distribuição de bananas para o público.
Roteiro
Rua Manfredo de Oliveira – Rua Sabino Roberto – Av. Dom Aureliano Matos – Rua Cel. José Nunes – Rua Cel. Antônio Joaquim – Praça José Osterne – Praça da Assunção.

Nenhum comentário: