sábado, 27 de fevereiro de 2010

Secult divulga os novos Mestres da Cultura de 2010

O Secretário da Cultura do Ceará, Auto Filho, apresentou durante o evento de lançamento do V Encontro Mestres do Mundo, realizado na última quinta-feira (25/02) no Minimuseu Firmeza, os novos mestres da cultura do Estado, selecionados no edital da Lei dos Tesouros Vivos.
Ao todo, são nove mestres e um Grupo, selecionados através do edital. A Comissão não indicou nomes para Coletividade por não terem sido registradas inscrições nessa categoria.
O Ceará é referência para os Estados brasileiros no desenvolvimento de políticas de preservação e promoção do patrimônio imaterial. Com o diploma, os novos Mestres serão contemplados com um salário mínimo mensal temporário ou vitalício. O Estado possui agora 59 Mestres da Cultura e três Grupos diplomados e reconhecidos pela lei.
Entre outras autoridades, o prefeito João Dilmar da Silva esteve presente na ocasião da solenidade de lançamento oficial do evento.
Os mestres da cultura serão diplomados durante o V Encontro Mestres do Mundo, que acontece entre 17 e 20 de março, no município de Limoeiro do Norte (Ceará), localizado a 198 quilômetros de Fortaleza. O evento reunirá cerca de 150 Mestres brasileiros e latino-americanos.
O V Encontro Mestres do Mundo é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, por intermédio da Secretaria de Cultura (Secult), e do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID/MinC), em parceria com a Comissão Cearense de Folclore e a Prefeitura de Limoeiro do Norte.
A “Terreirada”, conhecida como Mestre Convida, aconteceu no sítio de Dona Nice Firmeza, na Via Férrea, bairro do Mondubim, em Fortaleza (CE), que também abriga o Minimuseu Firmeza, e contou com uma apresentação do Boi Ceará de Mestre Zé Pio (Fortaleza).
Novos Mestres da Cultura
Maria do Carmo dos Reis Felício – Alto Santo – Gastronomia/Lambedor
Aos 81 anos de idade, D. Maria do Carmo é conhecida na região por fazer lambedor. O remédio caseiro é feito com a colaboração de sua irmã, D. Francisca. Usam diversos tipos de plantas cultivadas no quintal da casa onde residem. Todos os dias, bem cedo, as irmãs colhem as plantas e raízes especiais para o preparo do lambedor curativo para diversas doenças.
Francisco Vitor Lima – Cedro – Ferreiro
Nascido em Cedro, em 1939, Francisco Vitor Lima, Sr. Netinho como é conhecido, aprendeu com o avó e o pai a arte de ferreiro. Há 51 anos ele produz peças que ajudam a manter viva a atividade de ferreiro, repassando hoje para seus filhos e netos.
Antonio Luiz de Souza – Potengi – Reisado de caretas
Nascido em Potengi, no ano de 1956, Antonio Luiz se tornou brincante do Reisado de Caretas em 1980. O reisado de caretas do Sítio Assaré estava morrendo quando Antonio, preocupado, passou a organizar o Reisado, que hoje é uma referência para a região.
Joaquim Ferreira da Silva – Quixadá – Dança de São Gonçalo
Nascido em Quixadá, em 1939, Joaquim Ferreira da Silva, conhecido também como Mestre Joaquim, organiza junto com as mulheres da Comunidade do Sítio da Veiga a Dança de São Gonçalo. Metre Joaquim acompanha o grupo com um tamborzinho que recebeu de presente de seu pai. Hoje, repassa seus conhecimentos a todos da comunidade, sendo a Dança de São Gonçalo a manifestação conhecida na região central.
Expedita Moreira dos Santos – Tianguá – Dança de São Gonçalo
Nascida em Tianguá, no ano de 1939. Dona Expedita, como é conhecida, participa desde os 10 anos de idade da Dança de São Gonçalo, incentivada por sua mãe, Dina Faustina da Rocha. A dança é realizada pelas mulheres da comunidade, tendo a Mestre Expedita como “Mariposa” que organiza o grupo e dirige a manifestação.
Francisca Ferreira Pires – Cascavel – Renda
Nascida em Cascavel, residente na comunidade de Balbino, Francisca Ferreira Pires, ou Mestra Francisca, desenvolve a atividade de rendeira há 58 anos. Dona Francisca repassa seu conhecimento em renda a todos da comunidade, fortalecendo ainda mais a tradição de rendeira em sua região.
José Mauricio dos Santos – Juazeiro do Norte – Artesanato em flandres
Nascido em Juazeiro do Norte em 1951, José Maurício dos Santos é brincante de reisado, mas é na arte de trabalhar com flandres que vem se destacando nos últimos anos. Suas peças já integraram exposições coletivas e individuais, se tornando referência no campo da arte popular.
Severino Antonio Uchoa – Barbalha – Penitente
Nascido no Sítio Cabaceiras, localizado em Barbalha, Seu Severino acompanha desde os 10 anos de idade o grupo de penitentes do Mestre Joaquim Mulato. Com a morte deste último, Severino passou a organizar o grupo de penitentes, buscando manter viva a tradição.
Fco. Paes de Castro – Assaré – Instrumentista/Sanfona Pé-de-bode
Francisco Paes de Castro nasceu em Assaré, em 23 de outubro de 1925. Conhecido como Chico Paes, ele é neto de João Saturnino do Prado, que era rabequista e violeiro, e filho de João Paes, sanfoneiro. Chico Paes desenvolveu a arte de tocar a sanfona de oito baixos (pé-de-bode), instrumento característico da cultura popular. Sua música é conhecida em toda a região.
Grupo de Dança São Gonçalo da comunidade do Horto - Juazeiro do Norte - Dança de São Gonçalo
O Grupo de São Gonçalo na comunidade do Horto, em Juazeiro do Norte, busca manter a tradição da Dança de São Gonçalo, que existe há mais de 30 anos sob a orientação de Pedro Joaquim, sua esposa Maria Joaquina e o filho Manoel. As atividades do grupo ligadas à manifestação vêm sendo retomadas hoje por Leôncio Alves dos Santos e sua família.
Mais informações:
Bruno Sampaio, da assessoria do V Encontro Mestres do Mundo
AD2M Engenharia de Comunicação - (85) 3258.1001

Nenhum comentário: