quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Cantoria, fado e forró na primeira noite do VI Festival Internacional de Trovadores e Repentistas

Começa às 20:30h desta quarta-feira (15/12) a programação artística do VI Festival Internacional dos Trovadores e Repentistas. Até sábado, 53 cantadores de seis estados sobem ao palco, montado na Praça da Matriz, para apresentações em duplas ou declamações individuais. Serão quatro dias de festival com a participação de cantadores e músicos na programação artística, além de pesquisadores e artistas convidados no seminário Um Olhar Contemporâneo sobre a Cultura Popular, que teve início na manhã desta quarta-feira, no auditório da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM).
TROVADORES E REPENTISTAS
Das 20:30 às 22:30h deste primeiro dia, o palco do Festival será dos seguintes trovadores e repentistas:
1ª DUPLA DE CANTADORES: Antônio Fernandes (RN) e Raimundo Alves (CE)
2ª DUPLA DE CANTADORES: Guilherme Calixto e Valdir Lima (CE)
3ª DUPLA DE CANTADORES: Jorge Macedo (CE) e Raimundo Lira (RN)
4ª DUPLA DE CANTADORES: Chico Celestino (CE) e Antônio Nilo (CE)
5º DECLAMADOR: Chico Pedrosa (PE)
6ª DUPLA DE CANTADORES: Carlo Alberto e Benedito Nascimento (RN)
7ª DUPLA DE CANTADORES: Loro Branco (CE) e Miro Pereira (RN)
8ª DUPLA DE CANTADORES: Ivanildo Vila Nova (PE) e Raimundo Caetano (PB)
ATRAÇÕES MUSICAIS
22:45h - Concerto Alma de Cristina Maria (Batalha - Portugal)
00:20h - Ítalo & Renno (Fortaleza – CE)
Fado com Cristina Maria, e forró com Ítalo e Renno
Após os cantadores, sobem ao palco a fadista portuguesa Cristina Maria (foto), apresentando o concerto Alma, acompanhada pelos músicos Custódio Castelo (guitarra portuguesa) e Carlos Garcia (violão).
Em 2009 a cantora lançou seu primeiro CD, que tem como título O Outro Lado, e já está gravando o segundo disco. Os dois trabalhos têm a produção de Custódio Castelo.
Integrante da nova geração de intérpretes portugueses, Cristina Maria canta fado há cinco anos nos palcos de Portugal e de países como Itália, Grécia, França, Suíça, Alemanha, Holanda, Açores e Montenegro, onde seu concerto foi considerado o melhor do Fado Fest em 2009.
Depois do fado, o forró. No palco, a dupla de multi-instrumentistas cearenses Italo e Renno. Ambos são dois legítimos representantes da nova geração de músicos que tecem um novo painel para a arte musical do Brasil.
Acordeonistas, pianistas, arranjadores, intérpretes e compositores de mão cheia, eles exemplificam bem os méritos desse novo pessoal que bate à porta, com ideias arejadas e sem medo de mostrar a cara. O CD da dupla, ao vivo – sanfona e forró, superou esta semana a marca de 5.000 downloads.
VI Festival Internacional de Trovadores e Repentistas
De 15 a 18 de dezembro em Limoeiro do Norte (CE), com o seminário Um Olhar Contemporâneo sobre a Cultura Popular, pela manhã no auditório da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - FAFIDAM (Av. Dom Aureliano Matos, 2058), e programação artística à noite na Praça da Matriz. Apresentação dos cantadores: Das 20:30 às 22:30h. Shows: A partir das 22:30h. Informações: (85) 3251.1105. GRÁTIS.
O evento é uma realização do Instituto Internacional de Artes e Cantorias (Intercanto), com patrocínio do Governo do Estado do Ceará, através da Casa Civil. Apoio Cultural: Coelce, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, FAFIDAM/UECE e Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte.
Informações: DÉGAGÉ - Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: