quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Festival agrada a fãs da cantoria

A Praça de Limoeiro do Norte foi palco da primeira noite do evento, que trouxe duplas de sanfoneiros, trovadores e repentistas.
A festa da poesia e do improviso começou. A praça pública em Limoeiro do Norte esteve ocupada pelos amantes da cantoria no VI Festival Internacional de Trovadores e Repentistas. As primeiras duplas de cantadores levaram a graça para a plateia. E, já na madrugada, o destaque foi para os aplausos arrancados pelo concerto "Alma", da fadista Cristina Maria, de Portugal.
Aos 78 anos de idade, o aposentado João Mendes de Sousa, de Tabuleiro do Norte, ficou na frente da plateia até que a última dupla se apresentasse. É fã de cantoria, "porque a cultura do mais antigo é a cantoria". "O jovem gosta de outras coisas e até do que não presta, mas aqui tem novidade, tem gente de todo canto", emociona-se o aposentado, impressionado com o tamanho do espaço dado ao repentista - um festival inteiro -, eles que são acostumados a terem seu terreno garantido só nos barzinhos, quermesses e no salão da Casa do Cantador, em Limoeiro do Norte. A primeira dupla de cantadores foi Antônio Fernandes, do Rio Grande do Norte, e Raimundo Alves, do Ceará. Um dos motes para o improviso: "o inverno é a riqueza maior que tem no sertão".
Natural de Limoeiro do Norte, Raimundo Alves orgulha-se do espaço conquistado no Festival. Tem décadas de cantoria na veia e dela pelas ondas de rádio nos programas de fim de tarde. O festival tem 53 repentistas dos estados de Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Sul.
O Festival de Trovadores contou com a presença do representante da Câmara de Comércio Brasil-Portugal no Ceará, Carlos Martins, um dos articuladores, ao lado do poeta limoeirense Gilmar Chaves, do processo de germinação entre o município de Limoeiro do Norte e a cidade de Espinho, em Portugal. É um intercâmbio cultural, social e econômico entre os dois países por meio das duas municipalidades. O prefeito João Dilmar da Silva apontou festival como um dos momentos mais ricos da cultura popular. Ele recebeu uma homenagem do poeta gaúcho Gaudêncio Soares, que defendeu que "não há nada mais universal do que o regional".
O coordenador do evento, também poeta e cantador, Geraldo Amâncio, destacou a diversidade do público que acompanha o festival, ainda que houvesse uma maioria de pessoas "mais velhas", que poucas vezes no ano saem de casa à noite para a Praça José Osterne. É a vez deles e da cantoria.
Além da fadista Cristina Maria, trazendo para o Ceará a poesia popular e tradicional (além de culta e bela) de Portugal, o festival foi animado pelos músicos sanfoneiros Ítalo e Reno. O VI Festival Internacional de Trovadores e Repentistas segue até o próximo sábado. Hoje pela manhã haverá seminário discutindo religiosidade popular e, à noite, mais cantoria.
Informações: Diário do Nordeste / Reportagem e Foto: Melquíades Júnior

Nenhum comentário: