quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Festival de Trovadores em Limoeiro do Norte marca a volta aos palcos do grupo Som das Carnaubeiras

Reminiscências da Religiosidade Popular é o tema da mesa desta quinta-feira (16/12), no seminário Um Olhar Contemporâneo sobre a Cultura Popular, que integra a programação do VI Festival Internacional dos Trovadores e Repentistas.
O festival teve início nesta quarta-feira e segue até sábado (18/12), com seminário pela manhã no auditório da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM) e programação artística à noite na Praça da Matriz. É também na praça que a partir das 19 horas, livros, cordéis, CDs e outros artigos podem ser encontrados na Feira dos Trovadores e Repentistas.
Atrações artísticas
A programação artística desta quinta-feira começa mais cedo, às 19:30h, com show do cearense Betinho Aguiar. O jovem músico aprendeu a tocar sozinho. Fez seus primeiros acordes no violão aos sete anos, quando também ganhou seu primeiro concurso. Daí não parou mais. Já cantou ao lado de Zezé di Camargo, Leonardo, Bruno & Marrone, Fabio Jr., Agnaldo Timóteo, Raimundo Fagner, Dorgival Dantas, Waldonys, entre outros grandes nomes.
Às 20:30h começam as apresentações dos Trovadores e Repentistas, que nesta quinta-feira terá participantes do Ceará, Paraíba e Piauí e Rio Grande do Norte. São eles:
Gilson Pessoa e Erivaldo Luís (RN)
Zé Edmilson e Cristovão Pinto (CE)
Chagas Bezerra e Rouxinol da Paraíba (CE)
Ismael Pereira e Cícero Mariano (CE)
Declamador Dideus Sales (CE)
Sebastião da Silva (PB) e Zé Cardoso (RN)
Graça Pereira e Damiana (CE)
Moacir (PB) e Zé Viola (PI)
Fenelon Dantas (PB) e Raulino Silva (RN).
Depois dos repentistas, o festival recebe o Som das Carnaubeiras, de Russas (CE), que volta aos palcos na noite desta quinta-feira. Criado em 2002, o grupo desenvolve seu trabalho a partir dos elementos culturais de raízes nordestinas. Em 2009 o grupo deu uma parada em seus trabalhos, até retornar agora com nova formação.
O show de estreia será agora, no VI Festival Internacional de Trovadores e Repentistas. No repertório, além de músicas do grupo, composições de artistas cearenses, passeando entre a loa do maracatu ao blues, passando pelo coco, xote, baião, ciranda, aboios dentre outros ritmos.
Quem fecha a noite é o forró pé-de-serra do grupo Cacimba de Aluá, que tem como objetivo valorizar, preservar, difundir a autêntica música popular nordestina e fazer o povo dançar, cantar, sorrir e suar, ao soar da sanfona, do tililim do triângulo e do tum, tum, tum, do zabumba e do nosso coração. Dirigido por Dilson Pinheiro, o grupo é formado por músicos que cantam e tocam com sentimento e que têm o consentimento de emocionar.
Programação desta quinta-feira (16/12)
9 às 12h - Seminário
19:30h – Show Betinho Aguiar (Fortaleza- CE)
20:30 às 22:30h - Trovadores e Repentistas
22:45h - Som das Carnaubeiras (Russas – CE)
00:20h - Cacimba de Aluá (Fortaleza – CE)
Informações: DÉGAGÉ - Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: