terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Fórum disciplinará uso de agrotóxicos

Ampliar a discussão sobre o uso de defensivos químicos é meta de novo fórum que tem instalação em Limoeiro do Norte.
Será instalado nesta terça-feira (07/12), no município de Limoeiro do Norte, o Fórum de Combate aos Efeitos dos Agrotóxicos na Região Jaguaribana. O primeiro fórum desse gênero no Estado tem a iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT). A intenção é que a legislação seja cumprida em proteção à saúde dos trabalhadores e da população.
O movimento jurídico também respalda pesquisa que já dura três anos, realizada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). O Fórum será instalado a partir das 14:30 horas, no auditório do Ministério Público do Trabalho do município.
O trabalho será coordenado pela procuradora do Trabalho, Geórgia Maria da Silveira Aragão, titular do MPT em Limoeiro do Norte, e da promotora de Justiça, Bianca Leal Mello da Silva Sampaio. Conta ainda com apoio do Ministério Público Federal e dos demais membros do MP estadual na região, além de entidades como a Cáritas Diocesana.
A criação do Fórum objetiva, conforme a procuradora, proporcionar um espaço para reunir entidades governamentais e não governamentais, além de sindicatos, estudiosos e especialistas, num debate permanente e sistemático de questões relativas aos efeitos nocivos dos agrotóxicos no meio ambiente, na saúde do trabalhador e do cidadão em geral.
Uso abusivo de produtos químicos na agricultura foi constatado em comunidade da Chapada do Apodi.
"A ideia do Fórum é contribuir na cobrança do cumprimento da legislação por parte dos órgãos competentes e na sugestão de normas locais que aperfeiçoem as já existentes nos níveis Federal, Estadual e Municipal", acrescenta Geórgia Aragão. Ela frisa, ainda, que o Fórum será um espaço importante para a socialização de estudos científicos realizados em torno do tema, de modo a subsidiar as ações das entidades engajadas, além do oferecimento de denúncias relacionadas.
Contaminação
Em agosto último, no seminário feito no Vale do Jaguaribe, Geórgia Aragão e Bianca Leal receberam estudo da professora da UFC e médica do Trabalho, Raquel Rigotto (foto), que aponta a contaminação por agrotóxicos da água em comunidades da Chapada do Apodi.
As 67 páginas do estudo confirmam a constatação de princípios ativos de agrotóxicos em amostras de águas que abastecem algumas comunidades.
Informações: Diário do Nordeste
Veja também:
"Riqueza sim, mas para alguns...”
Chapada do Apodi: O polígono da exclusão (por Luiz Antonio Cintra)
CartaCapital destaca os problemas que atingem a Chapada do Apodi
Incidência de leucemia entre agricultores da Chapada do Apodi
Entrega de dossiê sobre os agrotóxicos na Chapada do Apodi
MPT recebe dossiê sobre uso de agrotóxicos na Chapada do Apodi
Vereadores autorizam pulverização aérea
Questão do uso de agrotóxicos é tratado como coisa pequena
Audiência Pública discutirá pulverização aérea em Limoeiro do Norte
Agrotóxicos, o veneno nosso de cada dia (por Dr. Reuber)
Envenenamento sutil (Editorial do Jornal OPOVO)
Agrotóxicos: Água em áreas da Chapada do Apodi está contaminada
Estudos mostram preocupação com a qualidade da água
Questão do uso de agrotóxicos é tratado como coisa pequena
Agrotóxicos estariam contaminando as águas
Trabalhadores preocupados com uso de agrotóxico
Abuso no uso de agrotóxicos na Chapada do Apodi

Nenhum comentário: