terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Trovadores e Repentistas de todo o Nordeste invadiram Limoeiro do Norte para festival

A cidade de Limoeiro do Norte foi tomada essa semana pelo som de violas, repentes e trovadores. Palestras e debates sobre cultura popular e muito som de viola foram comuns. Poesias cantadas e acompanhadas pelas cordas de violas e violões são a ‘arte do repente’. As estrelas dessa festa são cantadores e violeiros, poetas orais vindos de todo o Nordeste.
Se por um lado os cantadores têm como características marcantes o improviso e a velocidade, por outro também são reconhecidos como poetas rigorosos. Cada repente obedece a um esquema de rimas definido. Veja imagens do festival na reportagem do NE Rural.


VI Festival Internacional de Trovadores e Repentistas
Por quatro dias Limoeiro do Norte foi à capital da poesia, da cultura popular e do repente. Foram dias de festa e manifestações culturais em que a poesia de improviso acompanhada ao som da viola e de cordel prevaleceu.
Participaram mais de 50 repentistas, representando os Estados do Ceará, Pernambuco, Piauí, Rio grande do Norte e Paraíba. O Festival contou também com a participação de declamadores.
A literatura de cordel também teve seu espaço. Próximo ao palco, os poetas expuseram para venda seus trabalhos. O público se deleitou com a possibilidade de adquirir os clássicos desta literatura.
Em meio a apresentações artísticas de diversos artistas, o ponto alto da festa foi o concerto 'Alma', de Cristina Maria, cantora de fados da Província de Batalha em Portugal. O show emocionou. Prendeu a atenção de todos, segurando a presença do público até altas horas da noite.

Nenhum comentário: