sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Poeta gaúcho e Quinteto Violado entre as atrações no VI Festival de Trovadores e Repentistas

Nesta sexta-feira termina o seminário sobre Cultura Popular que integra a programação do festival realizado em Limoeiro do norte.
Com mesa sobre Fontes e Pesquisas Históricas sobre a Cultura Popular, termina nesta sexta-feira (17/12), o seminário Um Olhar Contemporâneo sobre a Cultura Popular, que integra a programação do VI Festival Internacional dos Trovadores e Repentistas, em Limoeiro do Norte. O evento acontece até sábado com programação artística à noite na Praça da Matriz. Entre as atrações desta noite, o poeta gaúcho Gaudêncio Terra e o grupo pernambucano Quinteto Violado. O acesso é gratuito.
Programação Artística
Nesta sexta-feira (17/12), entre 20:30 e 22:30h o palco do festival na Praça da Matriz recebe os seguintes Trovadores e Repentistas:
Raimundo Mesquita e Zé Ricardo (CE)
Ivan Pedro e Filho (CE)
Roberto Macena e Roberto Alves (CE)
Declamador Moreira de Acopiara (CE)
Zé Eufrásio e Zé Milson Ferreira (CE)
Sebastião Dias (RN) e Severino Feitosa (PE)
Zé Monteiro e Francisco Luzimar (RN)
Edmilson Ferreira (PI) e Antônio Lisboa (RN)
Declamador Gaudêncio Terra (RS)
Xote, xaxado, baião, toada, entre outros sons marcam o trabalho da Batuta Nordestina, que sobe ao palco depois dos cantadores. Fundado em março de 2007, o grupo reúne entre seus integrantes poetas populares, repentistas, folcloristas, compositores e arte educadores. São eles: Zé Maria de Fortaleza, Tião Simpatia, Rozamato, Jonathan Rogério, Tony Abreu e Marcelo 21.
Os 'batutenses' são artistas com trabalhos próprios que resolveram se juntar com objetivo de lutar pelo resgate, preservação e divulgação das raízes nordestinas. Recentemente, o grupo estreou um novo show, Batuta em Ritmo de Cantoria.
Quem encerra a programação da sexta-feira é o pernambucano Quinteto Violado. Fundado em 1971 o grupo criou uma nova concepção musical, cujo traço fundamental é a interação entre o erudito e o popular, sem desfiguração, reafirmando a ideia de que toda arte é sempre a universalização do popular. Ao longo desses quase 40 anos de carreira, Quinteto Violado tem no currículo incontáveis shows, quase 50 discos, participação em festivais e excursões internacionais.
Programação desta sexta-feira (17/12)
Local: FAFIDAM
9 às 12h – Seminário.
19h – Encerramento do Seminário com:
Palestra do Prof. Dr. Antônio Clarindo Barbosa de Souza (UFCG/PB)
Cia. Arte e Riso (Umarizal/RN)
Poeta Declamador Antônio Francisco Teixeira de Melo (RN)

Local: Praça da Matriz
19h – Feira dos Trovadores e Repentistas.
20:30 às 22:30h - Trovadores e Repentistas.
22:45h - Batuta Nordestina (Fortaleza/CE).
00:20h - Quinteto Violado (Recife/PE).
Informações: DÉGAGÉ - Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: