quinta-feira, 23 de julho de 2009

Atletas participam de Jogos Comunitários 2009

Pelo menos 33 comunidades participam dos XXVI Jogos Olímpicos Comunitários de Limoeiro do Norte.
Vários atletas de algumas modalidades já receberam medalha de campeões. As disputas prosseguem até o fim do mês de Julho, no município de Limoeiro do Norte.
As comunidades se reúnem, torcem, vibram e participam do que mais integra os extremos de um mesmo município: o esporte. Por mais de um mês seguem os XXVI Jogos Olímpicos Comunitários de Limoeiro do Norte.
Pelo menos 33 comunidades disputam o tradicional torneio, dividido em dez modalidades e que envolve homens e mulheres, adultos e crianças. Algumas modalidades já conheceram os seus campeões, mas a grande expectativa é para quem será o campeão geral, só decidido nos jogos que serão realizados até o fim do mês.
Em quadra de cimento, no gramado, na água ou em terra batida, os Jogos Olímpicos Comunitários tornam-se o principal divertimento das férias para milhares de jovens das comunidades. Durante o mês inteiro, as quadras da Escola Normal Rural e do Colégio Diocesano reúnem atletas e torcedores de dezenas de comunidades para as competições de futsal, voleibol, handebol e basquete. Mas o torneio esportivo vai mais além: foram encerradas as competições de futebol de campo, ciclismo, natação, xadrez e tênis de mesa. Essas modalidades foram sediadas em outros lugares como o Estádio Bandeirão, na Associação Atlética Banco do Brasil e a Avenida Dom Aureliano Matos.
O esporte se torna maior elemento de convergência das comunidades mais distantes. É o evento em que todos podem participar. A quadra poliesportiva torna-se a verdadeira pracinha onde a juventude quer se reunir nas noites.
É a vez de a periferia estar na arquibancada ou dentro de quadra, no estrelato para a torcida, que faz os gritos de guerra, leva tambor, corneta. Enquanto isso, trabalhadores como “seu Hermógenes” aproveitam para vender “dindin”. “Isso aqui é um exercício de cidadania, e faz um trabalho de integração de todo o município, e os times viram motivo de orgulho para as comunidades. Além disso, foi o ano recorde de participação das comunidades”, afirma Leó Maia, titular da Secretaria do Esporte e da Juventude, que realiza o evento. São 33 comunidades participando este ano, e algumas já são tradicionais nas olimpíadas, como Arraial, campeã geral 14 vezes, e Córrego de Areia, vencedora da edição 2008. Também estão entre os vencedores históricos as comunidades de Setor NH e Bairro Luis Alves de Freitas.
Durante o ano inteiro acontecem várias competições esportivas, e assim como as quadrilhas juninas definem elenco e figurino, logo no início do ano são definidos os participantes, eleito o uniforme e iniciada a procissão atrás de patrocínios. As quadras esportivas comunitárias são os locais de treino e das próprias competições. O município de Limoeiro do Norte tem o Ginásio Poliesportivo, um dos maiores do Interior e um verdadeiro “elefante branco”— com mais de 15 anos de existência, foi lapidado, rebocado, pintado, “maquiado”, inaugurado, mas nunca totalmente concluído. Os jogos atuais acontecem nas quadras de duas escolas particulares, visto que as públicas, ainda que com quadra coberta, não possuem a mesma estrutura.
No total, participam cerca de 1.500 atletas nas dez modalidades esportivas, todas divididas nas competições femininas e masculinas (à exceção do futebol de campo). Existem atletas a partir dos 10 anos de idade. O futsal, por exemplo, tem as categorias sub-15, sub-18, master, trintão e aberto.
Além de outros torneios como as olimpíadas escolares e os torneios intermunicipais, os jogos olímpicos comunitários têm o diferencial de contemplar um maior número de atletas, em detrimento da seleções mais rigorosas na formação de time e atletas representantes. Assim, participam aqueles que não são tão atletas assim, tampouco jovens, no entanto, que têm como atividade cultural primeira, após a labuta cotidiana, jogar futebol, ou vôlei, ou basquete. Os XXVI Jogos Olímpicos Comunitários de Limoeiro do Norte são realizados pela Prefeitura Municipal.
Mais informações:
Secretaria do Esporte e da Juventude
Rua Manoel Saraiva, 457 - (88) 9964.2184
semej@limoeirodonorte.ce.gov.br
Informações: Diário do Nordeste / Reportagem e Foto: Melquíades Júnior

Nenhum comentário: